Ressurreição digital: aspectos jurídicos e repercussões
A presente obra publicada pela editora IODA é fruto de intensas reflexões sobre as dimensões dos Direitos Intelectuais na criação de obras digitais, com uma metodologia inovadora na construção do pensamento jurídico sobre a tutela das obras advindas de projetos de ressureição digital realizada por Gustavo Fortunato D’Amico, em seus estudos para o Mestrado junto ao Profnit da UFPR
Na obra, D’Amico questiona e analisa como o Direito deve tutelar essas criações digitais, confrontando os modelos clássicos de produção cultural, onde a anuência dos artistas era fundamental, com os novos cenários em que terceiros tomam decisões sobre a recriação digital de atores falecidos.
Por que ler esta obra?
- Tema Atual e Inovador: Aborda a revolução tecnológica e os desafios dos Direitos Intelectuais na Sociedade Informacional.
- Reflexões Jurídicas Relevantes: Discute questões sobre consentimento, produção audiovisual e ética na utilização de novas tecnologias.
- Contribuição Multidisciplinar: Analisa as dimensões legais, culturais, sociais e econômicas dessa nova era digital.
Atualmente se verifica um aumento exponencial ressurreição digital ou de recriação digital de artistas falecidos, sendo um novo nicho comercial da indústria de audiovisual o uso desta nova tecnologia.
Para tanto, o autor apresenta questionamentos necessários para a compreensão da tutela jurídica dos projetos de ressurreição digital.
A contraposição dos modelos clássicos de produção cultural, nos quais os artistas em vida concordavam previamente com a realização da produção, do conteúdo estético e artístico da obra audiovisual, aprovando sua participação no projeto que seria desenvolvido pela indústria cinematográfica, agora com a produção de ressureição digital o ator falecido, será totalmente recriado sem que haja anuência ou manifestação de vontade, deixando-se isto a cargo de terceiros.
A missão do Instituto Observatório do Direito Autoral – IODA é estimular estudos e reflexões acadêmicas sobre os Direitos Intelectuais na Sociedade Informacional, observando as oportunidades fornecidas pela tecnologia para maior inclusão social, tecnológica e cultural.
O IODA, por meio de pesquisa multidisciplinares e com parcerias institucionais, realiza estudos da Sociedade Informacional, analisando as dimensões legais, sociais, econômicas, tecnológicas e culturais da Revolução da Tecnologia da Informação e Comunicação.
Clique abaixo para fazer o Download do Livro: