E-book: Marcas e Patentes Inovação e Sociedade

A publicação desta obra coletiva sobre “Marcas e Patentes – Inovação e Sociedade”, é mais uma publicação do GEDAI, coordenada por Marcos Wachowicz e Ângela Kretschmann, relevante trabalho de pesquisa realizado durante os últimos dois anos por pesquisadores integrantes do GEDAI-UFPR.

O estudo das multifacetadas inserções da teoria da Propriedade Industrial na realidade do dia a dia mostra-se não apenas produtivo quando sedutor, mormente em estudiosos que se encontram quase no final do primeiro ¼ de século XXI, focados na compreensão das dimensões plurais desse campo da Propriedade Intelectual.

O resultado não poderia ser outro, que não um estudo que comprova a riqueza do instituto, que longe de se enfraquecer diante da sociedade informacional, se fortalece, mas ao lado de garantias de possibilidades de crescimento para as sociedades, também traz inseguranças.

Uma análise histórica sobre a proteção marcária das siglas e designações dos órgãos e entidades da administração pública no Brasil revela a evolução da legislação brasileira quanto à tutela dada aos sinais que são utilizados para identificar a administração pública direta e indireta.

Apresentamos o sumário desta obra coletiva

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO

O COMPORTAMENTO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL NO FURACÃO TECNOLÓGICO DO SÉCULO XXI – Marcos Wachowicz | Ângela KretschMann

PARTE 1 MARCAS:  CONSUMO E SOCIEDADE

O DIREITO MARCÁRIO ENTRE A CONCORRÊNCIA DESLEAL E O DIREITO DO CONSUMIDOR  – Marcos Wachowicz | Ângela KretschMann

SIGNO, SENTIDO E A EXPRESSÃO DO DIREITO NAS MARCAS  – Ângela KretschMann | Celso Augusto Nunes da Conceição

ANÁLISE HISTÓRICA DA TUTELA MARCÁRIA DAS SIGLAS E DESIGNAÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL – Felipe Ferreira Simões dos Santos

MARCAS INDÍGENAS E ALTERNATIVAS ECONÔMICAS SUSTENTÁVEIS PARA POVOS TRADICIONAIS – Maria Helena Japiassu M. de Macedo

COPO AMERICANO OU LAGOINHA OU “GRANYONYI STAKAN”, MARCA OU PRODUTO? – Cláudia Tolentino

PARTE 2 MARCAS: MÍDIAS E METAVERSO

INTERFERÊNCIA DO ESTADO NA CONCORRÊNCIA ENTRE MARCAS  NA INTERNET: DECISÕES E IMPACTOS – Érico prado Klein

POSSÍVEIS FORMAS DE VIOLAÇÃO MARCÁRIA NO METAVERSO – Marina Ribas Zacarkin

A PROTEÇÃO DAS MARCAS NO METAVERSO: QUESTÕES LEGAIS E DESAFIOS – Caroline Salah Salmen

PARTE 3 INOVAÇÃO, PATENTES E O INTERESSE PÚBLICO

REFLEXÕES SOBRE INTELIGENCIA ARTIFICIAL E QUESTÕES TRABALHISTAS – Juliana Vieira Pelegrini Cella

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO RECONHECIMENTO FACIAL EM SEGURANÇA PÚBLICA – DADOS SENSÍVEIS E SELETIVIDADE PENAL – Janio Konno Júnior

GORDURA LÁCTEA DA FILAÇÃO: UM CASO DE PATENTE INDUSTRIAL?  – Viviane Lemes da Rosa

FOMENTO À INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM SMART CITIES: MECANISMOS E ESTRUTURAS DA LEI DA INOVAÇÃO – Bruna Souza da Rocha

Obra coletiva está disponível integralmente e gratuitamente para download – baixe agora o texto do livro – CLIQUE AQUI

MARCAS-E-PATENTES-INOVACAO-E-SOCIEDADE

 

Após dois anos de pesquisa, a obra revela como o instituto das marcas e patentes se consolidou na era digital, oferecendo novas oportunidades para o crescimento social, mas também gerando inseguranças. Além de abordar a evolução da legislação brasileira sobre a proteção de siglas e designações da administração pública, o estudo destaca a relevância contínua da Propriedade Industrial na sociedade informacional.

Marcos Wachowicz Autor
Publicado em 25/04/2024
Atualizado em 04/12/2024
Endereço E-mail