Saúde & Propriedade Intelectual

por | jul 25, 2023 | Livros, Publicações | 0 Comentários

A obra coletiva sobre “Saúde & Propriedade Intelectual”, é mais uma publicação da Editora IODA, coordenada por Marcos Wachowicz e Ângela Kretschmann, é um relevante trabalho de pesquisa realizado durante os últimos dois anos por pesquisadores integrantes do GEDAI-UFPR.

A pandemia de Covid-19 trouxe questões éticas cruciais, em um desafio que não foi fácil de aceitar, pelo fato de que ainda estávamos enfrentando a pandemia quando decidiu-se que havia a necessidade de compreender os desafios da propriedade intelectual diante da realidade de uma pandemia.

Esta obra coletiva reúne contributos de vários especialistas e oferece um conjunto de estudos e reflexões sobre questões de grande atualidade e interesse, na interseção entre Propriedade Intelectual e Saúde Pública durante a uma questão de alcance global.

Tratava-se de uma realidade que nunca se imaginou que se enfrentaria. Parecia que epidemias e pandemias eram coisas do passado remoto, e que jamais fariam parte do dia a dia dos estudantes e professores, muito menos no nível experienciado, extremamente dramático, com histórias de perdas de vidas por todos os lados. Qual o papel do Direito nesse contexto? E qual o papel exercido pela Propriedade Intelectual? E qual nosso papel enquanto pesquisadores? Dentre as questões que são analisadas aqui está a matemática de matriz utilitarista, enfrentada pelos hospitais lotados, e a falta de materiais para o atendimento. Entubar o jovem que tem mais chance de resistir ao tratamento, ou o idoso?

O professor João Paulo Remédio Marques ao fazer o prefácio desta obra coletiva, discorre sobre os principais aspectos com a profundidade dos grandes mestres, suas notas introdutórias vão muito além, abordando o âmago das questões relativas a Saúde e Propriedade Intelectual.

Clique no link abaixo para fazer gratuitamente o Download do conteúdo completo do Livro:
Download aqui

Compartilhe nas Redes Sociais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *