A obra de Alice de Perdigão Lana pesquisadora do GEDAI sobre “Nudez na internet: mulheres, corpo e direito”, é mais uma publicação da Editora IODA, trata-se de uma relevante pesquisa que agora está a disponsião do público em formato de E-book. Uma obra com profundidade de análise e com um pensamento jurídico inovador, que por certo se tornará uma grande referência na área do direito.
O trabalho de Alice Lana é corajoso na linguagem e na abordagem como afirma Mariana Valente ao prefaciar a obra. Falar de imagens íntimas no campo do direito já é trazer à mesa um assunto indigesto para muitos.
O tabu em torno do tema reflete o tabu da sociedade em tratar da disseminação não consentida de imagens íntimas – NCII -, que muitos preferem tratar com a linguagem sensacionalista e policialesca de “revenge porn” ou “pornografia de revanche”.
Alice demonstra como a palavra corpo no campo do direito é uma dissonância, incomoda: falar “corpo” é imediatamente desestabilizar o caráter abstratizado dos direitos, que encoberta os corpos, conforme se dá o desenvolvimento histórico da categoria de sujeito de direitos.
Corpo não como apenas expressão física, biológica, genética, mas como “um complexo campo de disputas sociais”.
Clique no link abaixo para fazer gratuitamente o Download do conteúdo completo do Livro:
NUDEZ NA INTERNET MULHERES CORPO E DIREITO_Alice de Perdigão Lana_eBOOK 2023
0 comentários