Ciclo Formativo #003 Direito Autoral e Indústria Fonográfica

por | jun 11, 2021 | Eventos | 0 Comentários

O IODA apoia o GEDAI realização de evento de formação e capacitação de pesquisadores.

3ª Reunião do grupo de Padawans do Grupo de Estudos em Direito Autoral e Industrial, vinculado à PPGD da Universidade Federal do Paraná se realizará às 9 horas, no dia 17 de abril, sábado,

O nosso Ciclo Formativo #003 do GEDAI será sobre o tema: “Direito Autoral e Indústria Fonográfica” tendo como expositores Alexandre Pesserl e Marcos Wachowicz.

Entrar no mundo dos direitos intelectuais pode ser confuso e muitas são as questões relacionadas aos direitos autorais,  como:

  • Qual a dimensão econômica da Indústria fonográfica no mercado global atual?
  • O que é fonograma? Qual a diferença entre Direitos do Autor da Música e os Direitos sobre o fonograma?
  • Uma gravadora e um selo são a mesma coisa? 
  • A evolução da tecnologia analógica para a digital, surgiram novas formas de reprodução, que necessita de um novo tratamento jurídico para uma efetiva proteção pelo Direito Autoral?
  • Os fonogramas estão protegidos no ambiente digital? Qual é o suporte da música digital?
  • Existe diferença entre as cópias e o original do CD?
  • O CD é apenas um novo suporte?
  • O MP3 seria apenas um novo formato?
  • O Streaming é uma nova forma disponibilização de obras musicais pelas plataformas na Internet? Como proteger os direitos de autor e conexos de forma adequada e efetiva?

Neste encontro será abordada também as relações existentes entre direitos autorias e a indústria musical. Questões fundamentais para quem estuda Direito Autoral e se interessa pelas discussões afetas à produção musical no ambiente digital.

Excelente oportunidade para conhecer mais sobre a realidade da Indústria Fonográfica que está em transformação diante das novas Tecnologias da Informação, como garantir e remunerar os músicos e compositores nas plataformas de streaming, samplers e transformações criativas.

Os doutores e pesquisadores do GEDAI/UFPR Alexandre Pesserl e Marcos Wachowicz farão, com apoio de outros pesquisadores,  uma introdução ao tema dos Direitos Autorais, focando nos seus elementos fundamentais.

Abordaremos questões como a função e lógica desse ramo jurídico, quais suas subdivisões, as principais instituições no Brasil e no mundo, harmonização internacional, e porque há vínculos tão profundos entre Direitos Autorais com a indústria do entretenimento, em particular, a produção musical.

Também reservaremos por volta da metade da apresentação para perguntas e respostas, não só sobre o tema da apresentação mas também para dúvidas e orientações sobre pesquisas que vocês desejam iniciar ou já estão desenvolvendo.

Nos vemos lá, e que a força continue sempre com vocês!

O evento gravado está disponível pela internet, em nosso Canal no YouTube

Segue arquivo no link baixo com o material utilizado para melhor compreensão dos dados e dos esquemas apresentados.

data_Direito Autoral e Indústria Fonográfica_ Ciclo Formativo GEDAI

Compartilhe nas Redes Sociais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *