Ciclo Formativo #006 Software e Direitos da Propriedade Intelectual

por | jul 15, 2021 | Eventos, Vídeos | 0 Comentários

O Ciclo Formativo realizado no dia 26 de junho, abordou questões a tutela jurídica do software diante das novas tecnologias e no sistema da propriedade intelectual, para tratar desse temacontaremos com a presença de Marcos Wachowicz e Heloisa Gomes Medeiros,  que apresentaram o tema “A proteção do software pelo Direito da propriedade intelectual” com o objetivo de incentivar e promover do setor da informática e de outras tecnologias a ele relacionada. O software como bem intelectual é distinto dos demais, pois é resultado de tecnologias informacionais, o que traz dificuldades para harmonizá-lo no contexto das Convenções de Paris e de Berna.

As características de inovações definidoras dos softwares ora protegidas por patentes e ora se distinguido por seus elementos literários típicos do direito autoral, fazem com que as questões ainda não tenham sido pacificadas, nem que se tenha chego a uma proteção jurídica adequada do software.

O software tem combinação de proteção difusas, muitas das quais envolvendo patente, direito autoral, segredo industrial e um conjunto de exceções sui generis.

Nesse ciclo formativo, vamos conversar sobre essas características do software e desafios que surgem da sua proteção, abordando questões:

  • O que é software? E qual a sua importância na Revolução da Tecnologia da Informação e Comunicação?
  • Qual é o conceito jurídico de Software? E o que difere dos demais bens intelectuais?
  • A tutela jurídica do Software pelo Direito Autoral alcança a proteção da sua funcionalidade?
  • A proteção do software dada a sua natureza híbrida, apresentando aspectos literários em seu código e também a função utilitária na execução desse código, poderia ter uma sobreposição?
  • Qual seria uma tutela jurídica adequada para o software para promover a inovação e desenvolvimento sustentável?
  • Quais os tipos de licenciamento de software, mais adequados para atividade empresarial? Software proprietário ou Software Livre?

O evento está disponível pela internet, em nosso Canal no YouTube.

https://youtube.com/GEDAI-UFPR
Compartilhe nas Redes Sociais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *