{"id":8871,"date":"2025-05-22T10:04:18","date_gmt":"2025-05-22T13:04:18","guid":{"rendered":"https:\/\/ioda.org.br\/?p=8871"},"modified":"2025-05-22T11:05:51","modified_gmt":"2025-05-22T14:05:51","slug":"livro-autoria-marginal","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/ioda.org.br\/publicacoes\/livros\/livro-autoria-marginal\/","title":{"rendered":"Editora do IODA tem o prazer de lan\u00e7ar obra que comp\u00f5e o projeto Autoria Marginal."},"content":{"rendered":"

ELES DEVIAM \u00c9 EDITAR LIVROS SOBRE OS SEGREDOS DA LEI: UM LIVRO EM PROVOCA\u00c7\u00c3O \u00c0 M\u00daSICA PRIMEIRO DE ABRIL, DO MC MARECHAL<\/b><\/p>\n

A obra, que visa desvendar os \u201csegredos da lei\u201d, trata dos direitos autorais sob uma perspectiva inovadora. O livro vai al\u00e9m da m\u00fasica, da cultura ou dos direitos autorais isoladamente. <\/span><\/h3>\n

A intera\u00e7\u00e3o entre esses mundos, que \u00e9 muitas vezes complexa e desafiadora, foi o grande mote para esta escrita \u201ca tr\u00eas m\u00e3os\u201d. Aqui, os autores buscam criar um di\u00e1logo inovador, onde arte e direito se encontram. <\/span><\/h3>\n

Para facilitar essa intera\u00e7\u00e3o, a obra \u00e9 composta de narrativas inspiradas pelas m\u00fasicas do movimento Hip Hop, acompanhadas de explica\u00e7\u00f5es concisas sobre conceitos essenciais de direito autoral.<\/span><\/h3>\n

Lan\u00e7amento do E-book<\/h2>\n

Desde o marco hist\u00f3rico da Constitui\u00e7\u00e3o de 1988, o caminho percorrido pela cultura no Brasil tem sido revolucion\u00e1rio. Nesse contexto, Liz Beatriz Sass<\/a><\/strong>, Isadora Bays<\/strong><\/a> e Preto Lauffer<\/strong><\/a> revelam como o movimento Hip Hop, com suas ra\u00edzes profundas e influ\u00eancia cultural, desafia estruturas legais estabelecidas e redefine o conceito de autoria no intuito de que vozes antes marginalizadas ganhem destaque na cena cultural.<\/span><\/p>\n

Portanto, este n\u00e3o \u00e9 apenas um livro, mas um movimento que reinterpreta a hist\u00f3ria cultural brasileira por meio da lente poderosa do Hip Hop, instigando o leitor a refletir sobre o papel dos direitos autorais na produ\u00e7\u00e3o cultural do pa\u00eds. <\/span><\/p>\n

O livro visa, essencialmente, servir como refer\u00eancia para elucidar tais quest\u00f5es aos artistas e base para capacit\u00e1-los sobre seus direitos de autor. Aqueles que j\u00e1 conhecem a tem\u00e1tica, por outro lado, poder\u00e3o aproveitar a obra a partir de suas narrativas, m\u00fasicas e reflex\u00f5es cr\u00edticas para um sistema autoral mais justo e equitativo.<\/span><\/p>\n

Propondo uma distribui\u00e7\u00e3o inclusiva para bibliotecas e associa\u00e7\u00f5es comunit\u00e1rias, o projeto “Autoria Marginal”, que tem por base o livro ora lan\u00e7ado, visa expandir o acesso \u00e0 informa\u00e7\u00e3o e capacitar artistas em situa\u00e7\u00e3o de vulnerabilidade. Assim, seu apoio financiar\u00e1 esta miss\u00e3o e, como recompensa, voc\u00ea ter\u00e1 acesso \u00e0 vers\u00e3o digital do livro.<\/span><\/p>\n

Fa\u00e7a Parte Deste Movimento!<\/h2>\n

Para ter acesso ao livro, basta voc\u00ea contribuir com a campanha no site do Benfeitoria, no valor m\u00ednimo de R$ 45,00 (quarenta e cinco reais). Sua doa\u00e7\u00e3o ir\u00e1 se transformar em uma obra f\u00edsica para ser distribu\u00edda para artistas em territ\u00f3rios em vulnerabilidade.\u00a0<\/span><\/p>\n

A campanha ficar\u00e1 no ar at\u00e9 o dia 22 de junho de 2025.<\/b><\/p>\n

Ent\u00e3o corra e garanta a sua obra! Envolva-se nesta jornada para transformar a cultura e o direito autoral no Brasil \u2014 sua contribui\u00e7\u00e3o importa!<\/b><\/p>\n

Veja o v\u00eddeo completo do projeto do livro:<\/strong> https:\/\/youtu.be\/7v3aaj_BQI4?si=X0DaRSzh9F7PBD-T<\/strong><\/a><\/p>\n

Visite e doe: https:\/\/benfeitoria.com\/projeto\/autoriamarginal<\/a><\/b><\/p>\n

Sobre os autores:\u00a0<\/span><\/p>\n

Liz Beatriz Sass:<\/b> Pesquisadora em Propriedade Intelectual, com atua\u00e7\u00e3o na \u00e1rea h\u00e1 mais de 18 anos. Tamb\u00e9m foi musicista, tendo atuado em orquestras e conjuntos de m\u00fasica de c\u00e2mara. \u00c9 Doutora em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e, atualmente, \u00e9 professora nesta mesma institui\u00e7\u00e3o, onde tamb\u00e9m \u00e9 l\u00edder do N\u00facleo de Pesquisa em Propriedade Intelectual (NUPPI\/UFSC\/CNPq). Com forma\u00e7\u00e3o acad\u00eamica e experi\u00eancia como advogada na \u00e1rea, a autora transita entre o mundo jur\u00eddico e cultural com fluidez, tentando traduzir a complexidade das leis em linguagem acess\u00edvel. Para acompanhar o trabalho da coautora, acesse: @lizbsass e @nuppiufsc.<\/span><\/p>\n

Isadora Bays:<\/b> Advogada especialista em Direitos Autorais (@realdireitoautoral). Mestranda em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na linha de pesquisa Direito, Estado e Sociedade, tendo como objeto de estudo o sampleamento. Diretora geral do N\u00facleo de Pesquisa em Propriedade Intelectual (NUPPI\/UFSC\/CNPq). Conselheira do Instituto Lagunense do Patrim\u00f4nio Hist\u00f3rico, Art\u00edstico, Cultural e Ambiental Jer\u00f4nimo Coelho. A autora tamb\u00e9m \u00e9, ao lado de Preto Lauffer, a idealizadora e coordenadora do projeto AUTORIA MARGINAL, um espa\u00e7o criado a partir do conjunto de experi\u00eancias empresariais, jur\u00eddicas, acad\u00eamicas, art\u00edsticas e culturais de ambos e que tomou vida a partir do apoio de diversos outros colaboradores. Para acompanhar o trabalho da coautora, acesse: @isadorabays e @autoriamarginal.<\/span><\/p>\n

Preto Lauffer:<\/b> Pai, Pedagogo Social, Produtor Cultural, Poeta (Traficante de Poesias) e Escritor, Preto Lauffer atua com projetos socioculturais desde 2008. Sua trajet\u00f3ria \u00e9 reconhecida em diferentes espa\u00e7os, raz\u00e3o pela qual recebeu o Pr\u00eamio de Reconhecimento por Trajet\u00f3ria Cultural Aldir Blanc SC; o trof\u00e9u \u201cVoc\u00ea faz a Diferen\u00e7a na Favela\u201d pela CUFA e o diploma de honra ao m\u00e9rito da Constru\u00e7\u00e3o Nacional do Hip Hop. Atualmente, \u00e9 o Presidente do Instituto Lagunense do Patrim\u00f4nio Hist\u00f3rico, Art\u00edstico, Cultural e Ambiental Jer\u00f4nimo Coelho. Agente Territorial de Tubar\u00e3o vinculado ao MinC e idealizador e coordenador do projeto AUTORIA MARGINAL, ao lado de Isadora Bays, um espa\u00e7o criado a partir do conjunto de experi\u00eancias empresariais, jur\u00eddicas, acad\u00eamicas, art\u00edsticas e culturais de ambos e que tomou vida a partir do apoio de diversos outros colaboradores. Para acompanhar o trabalho do coautor, acesse: @pretolauffer e @autoriamarginal.<\/span><\/p>\n

Conhe\u00e7a mais sobre o sum\u00e1rio do livro.<\/h2>\n

Explore o sum\u00e1rio deste livro e embarque numa jornada fascinante pelo universo da m\u00fasica e do direito autoral, onde a arte e o conhecimento se encontram para transformar ideias em poderosos instrumentos de cria\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

SUM\u00c1RIO<\/b><\/p>\n

A IND\u00daSTRIA FONOGR\u00c1FICA E O HIP HOP ANTES DO DIGITAL –\u00a0<\/b>povo consciente resgatando a sua cultura, entendendo a sua hist\u00f3ria e unidos nessa luta\u00a0<\/span><\/i><\/p>\n

A IND\u00daSTRIA FONOGR\u00c1FICA E O HIP HOP DEPOIS DO DIGITAL –\u00a0<\/b>desde cedo aprendi a me virar<\/span><\/i><\/p>\n

DIREITO DE AUTOR –\u00a0<\/b>eu tava acostumado, rimar por hobby, trampar por uns trocado<\/span><\/i><\/p>\n

DIREITOS MORAIS –\u00a0<\/b>tudo no seu nome, decide a\u00ed, escolha seu caminho, o exemplo t\u00e1 aqui<\/span><\/i><\/p>\n

DIREITOS PATRIMONIAIS –\u00a0<\/b>primeiro c\u00ea foca no lucro pra depois foca no f\u00fatil<\/span><\/i><\/p>\n

DOM\u00cdNIO P\u00daBLICO –\u00a0<\/b>toda honra e gl\u00f3ria a quem lutou e deu sua vida para reescrever a hist\u00f3ria<\/span><\/i><\/p>\n

LIMITA\u00c7\u00d5ES DE DIREITOS DE AUTOR –\u00a0<\/b>ter a voz ativa, mas manter o respeito<\/span><\/i><\/p>\n

DIREITOS CONEXOS =\u00a0<\/b>eu sei, a for\u00e7a da can\u00e7\u00e3o eu sei<\/span><\/i><\/p>\n

A EXECU\u00c7\u00c3O P\u00daBLICA DA OBRA –\u00a0<\/b>oh m\u00e3e, eu vou fazer dinheiro, oh m\u00e3e eu vou roda no mundo inteiro<\/span><\/i><\/p>\n

CONTRATO DE CESS\u00c3O E DE LICENCIAMENTO –\u00a0<\/b>a hist\u00f3ria do homem que cavou a cova criando suas obras<\/span><\/i><\/p>\n

O SAMPLEAMENTO –\u00a0<\/b>as batida eu vou querer pra sample<\/span><\/i><\/p>\n

PRAZOS PRESCRICIONAIS –\u00a0<\/b>se n\u00e3o olhamos as coisas se tornam fatais<\/span><\/i><\/p>\n

EDITAIS P\u00daBLICOS –\u00a0<\/b>o edital e o artista: entre linhas e possibilidades<\/span><\/i><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

ELES DEVIAM \u00c9 EDITAR LIVROS SOBRE OS SEGREDOS DA LEI: UM LIVRO EM PROVOCA\u00c7\u00c3O \u00c0 M\u00daSICA PRIMEIRO DE ABRIL, DO MC MARECHAL A obra, que visa desvendar os \u201csegredos da lei\u201d, trata dos direitos autorais sob uma perspectiva inovadora. O livro vai al\u00e9m da m\u00fasica, da cultura ou dos direitos autorais isoladamente. A intera\u00e7\u00e3o entre […]<\/p>\n","protected":false},"author":34,"featured_media":8874,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_acf_changed":false,"footnotes":""},"categories":[57,45],"tags":[1136,1493,1499,1494,1503,159,14,1500,578,1501,1492,1496,1372,596,1502,1495,1497,1156,21,1498],"class_list":["post-8871","post","type-post","status-publish","format-standard","has-post-thumbnail","hentry","category-livros","category-noticias","tag-acesso-a-informacao","tag-autoria-marginal","tag-contratos-artisticos","tag-cultura-brasileira","tag-democratizacao-cultural","tag-direitos-autorais","tag-dominio-publico","tag-editais-culturais","tag-editora-ioda","tag-educacao-juridica","tag-hip-hop","tag-isadora-bays","tag-justica-social","tag-liz-beatriz-sass","tag-movimentos-artisticos","tag-musica-e-direito","tag-preto-lauffer","tag-producao-cultural","tag-propriedade-intelectual","tag-sampleamento"],"acf":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/ioda.org.br\/json\/wp\/v2\/posts\/8871","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"https:\/\/ioda.org.br\/json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/ioda.org.br\/json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/ioda.org.br\/json\/wp\/v2\/users\/34"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/ioda.org.br\/json\/wp\/v2\/comments?post=8871"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/ioda.org.br\/json\/wp\/v2\/posts\/8871\/revisions"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/ioda.org.br\/json\/wp\/v2\/media\/8874"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/ioda.org.br\/json\/wp\/v2\/media?parent=8871"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/ioda.org.br\/json\/wp\/v2\/categories?post=8871"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/ioda.org.br\/json\/wp\/v2\/tags?post=8871"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}