{"id":8864,"date":"2025-05-17T14:24:54","date_gmt":"2025-05-17T17:24:54","guid":{"rendered":"https:\/\/ioda.org.br\/?p=8864"},"modified":"2025-05-17T16:35:08","modified_gmt":"2025-05-17T19:35:08","slug":"plagio-napalm-girl","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/ioda.org.br\/publicacoes\/noticias\/plagio-napalm-girl\/","title":{"rendered":"Caso controverso de Pl\u00e1gio na fotografia Napalm Girl"},"content":{"rendered":"

Autoria em Revis\u00e3o: O Caso controverso de Pl\u00e1gio na fotografia Napalm Girl<\/strong><\/p>\n

O pl\u00e1gio na fotografia consiste na apropria\u00e7\u00e3o indevida da autoria de uma imagem produzida por outro fot\u00f3grafo, utilizando-a sem a devida autoriza\u00e7\u00e3o ou atribui\u00e7\u00e3o correta.<\/p>\n

Trata-se de uma viola\u00e7\u00e3o dos direitos morais e autorais do criador da obra, que garante a prote\u00e7\u00e3o ao reconhecimento do esfor\u00e7o intelectual e criativo empregado na composi\u00e7\u00e3o fotogr\u00e1fica.<\/p>\n

No contexto acad\u00eamico e profissional, o pl\u00e1gio<\/a> fotogr\u00e1fico compromete a integridade da produ\u00e7\u00e3o art\u00edstica e pode acarretar san\u00e7\u00f5es legais e \u00e9ticas, pois trata-se de uma obra tutelada pela Lei n. 9.610\/98 inclusive, se comprovada a hipotese de pl\u00e1gio a repercuss\u00e3o penal prevista no artigo 184 do C\u00f3digo Penal<\/a>.<\/p>\n

A autoria em fotografia \u00e9 protegida pelo direito autoral, que assegura ao autor direitos exclusivos sobre o uso, reprodu\u00e7\u00e3o e divulga\u00e7\u00e3o das imagens, tornando essencial respeitar a originalidade e a paternidade das obras fotogr\u00e1ficas para assegurar a justi\u00e7a e a valoriza\u00e7\u00e3o da criatividade no meio art\u00edstico-cultural.<\/p>\n

Pol\u00eamica sobre a autoria da famosa e premiada foto conhecida como \u201cNapalm Girl\u201d<\/h3>\n

Especialmente no \u00e2mbito das obras fotogr\u00e1ficas, observa-se que a atribui\u00e7\u00e3o da obra intitulada “O Terror da Guerra”, popularmente designada como “Napalm Girl”, suscitou controv\u00e9rsia nos ve\u00edculos de m\u00eddia<\/a> sobre a sua autoria leg\u00edtima, como vem sendo divulgada largamente na imprensa internacional.<\/a><\/p>\n

A World Press Photo (WPP)<\/a>, organiza\u00e7\u00e3o internacional de refer\u00eancia na premia\u00e7\u00e3o de produ\u00e7\u00f5es jornal\u00edsticas, suspendeu formalmente a atribui\u00e7\u00e3o da referida imagem ao fotojornalista vietnamita-americano Huynh Cong \u201cNick\u201d Ut<\/strong>, laureado com o Pr\u00eamio Pulitzer<\/a> em 1973 por esta fotografia emblem\u00e1tica.<\/p>\n

Embora seja incontroverso que Huynh Cong Ut<\/a><\/strong> tenha realizado diversas capturas no cen\u00e1rio de conflito no Vietn\u00e3, a autoria exclusiva da imagem premiada encontra-se em d\u00favida, conforme evidenciam recentes investiga\u00e7\u00f5es documentais.<\/p>\n

Esta incerteza relaciona-se, em \u00faltima an\u00e1lise, \u00e0 caracteriza\u00e7\u00e3o da originalidade e da autoria, conceitos fundamentais \u00e0 defini\u00e7\u00e3o do pl\u00e1gio<\/a> na produ\u00e7\u00e3o intelectual e art\u00edstica, conforme explanado nas diretrizes legais e morais que resguardam os direitos do autor.<\/p>\n

A referida fotografia retrata a crian\u00e7a Phan Thi Kim Phuc<\/a><\/strong>, v\u00edtima de ataques com napalm por tropas sul-vietnamitas, suportadas pelas for\u00e7as estadunidenses, no epis\u00f3dio hist\u00f3rico de Trang Bang. A ousadia e o impacto visual da imagem suscitaram veemente rea\u00e7\u00e3o p\u00fablica mundial, culminando na proibi\u00e7\u00e3o do uso do napalm contra civis pela Assembleia Geral das Na\u00e7\u00f5es Unidas em 1980.<\/p>\n

No tocante \u00e0 prote\u00e7\u00e3o autoral, destaca-se que a atribui\u00e7\u00e3o incorreta de autoria n\u00e3o s\u00f3 prejudica os direitos morais do criador verdadeiro da obra, como tamb\u00e9m compromete a integridade e lisura acad\u00eamica e jornal\u00edstica, configurando poss\u00edvel pl\u00e1gio em sua decorr\u00eancia.<\/p>\n

A suspens\u00e3o da atribui\u00e7\u00e3o por parte da WPP revela a import\u00e2ncia da verifica\u00e7\u00e3o rigorosa da legitimidade autoral, a fim de respeitar os direitos inalien\u00e1veis que asseguram o reconhecimento devido e a manuten\u00e7\u00e3o da confian\u00e7a na produ\u00e7\u00e3o intelectual e art\u00edstica.<\/p>\n

Assim, a situa\u00e7\u00e3o em apre\u00e7o demonstra n\u00e3o apenas o impacto \u00e9tico e jur\u00eddico do pl\u00e1gio no campo da fotografia, mas tamb\u00e9m a necessidade imperiosa da observ\u00e2ncia dos direitos morais e autorais, com a finalidade de preservar a verdade, a justi\u00e7a e a valoriza\u00e7\u00e3o da criatividade individual na esfera cultural e acad\u00eamica.<\/p>\n

A controversa legitima\u00e7\u00e3o da autoria na fotografia “Napalm Girl”<\/h3>\n

No plano jur\u00eddico, a determina\u00e7\u00e3o da autoria leg\u00edtima da emblem\u00e1tica fotografia “Napalm Girl” requer an\u00e1lise criteriosa dos elementos probat\u00f3rios \u00e0 luz dos princ\u00edpios que regem os direitos autorais, particularmente os direitos morais, que asseguram o reconhecimento e a integridade da obra e de seu autor,.<\/p>\n

A decis\u00e3o da World Press Photo (WPP) de suspender a atribui\u00e7\u00e3o da fotografia a Huynh Cong \u201cNick\u201d Ut repercute ap\u00f3s a divulga\u00e7\u00e3o, em \u00e2mbito p\u00fablico, do document\u00e1rio The Stringer, cuja produ\u00e7\u00e3o investigativa e factual restou ancorada em documentos, depoimentos e reconstru\u00e7\u00e3o temporal em 3D, sob a condu\u00e7\u00e3o da organiza\u00e7\u00e3o Index.<\/p>\n

Tal investiga\u00e7\u00e3o levantou d\u00favidas sobre a autoria exclusiva de Ut, assinalando que a imagem de 8 de junho de 1972, no contexto do bombardeio em Trang Bang, poderia ter sido captada por Nguyen Thanh Nghe, ex-fot\u00f3grafo militar atualmente nonagen\u00e1rio.<\/p>\n

No \u00e2mbito probat\u00f3rio, destaca-se ainda o testemunho de Gary Knight<\/a>, ex-fot\u00f3grafo de guerra e diretor da VII Foundation<\/a>, que tomou conhecimento da suspeita sobre a autoria real da foto e propiciou a apura\u00e7\u00e3o junto a Carl Robinson, ex-editor fotogr\u00e1fico da Associated Press<\/a> (AP), que lhe assegurou que a imagem n\u00e3o teria sido obtida por Ut.<\/p>\n

Segundo o document\u00e1rio<\/a>, foi Nguyen Thanh Nghe<\/a> teria conduzido Ut ao local do evento, al\u00e9m de negociar dois rolos de filme com o correspondente de guerra Horst Faas, editor da AP ent\u00e3o falecido. A destrui\u00e7\u00e3o de c\u00f3pia da fotografia original, a pedido da esposa do fot\u00f3grafo, dificulta a obten\u00e7\u00e3o de provas materiais definitivas.<\/p>\n

Suspens\u00e3o da Atribui\u00e7\u00e3o: Um Debate Sobre a Legitimidade da Autoria<\/h3>\n

Juridicamente, a prova inequ\u00edvoca da autoria \u00e9 requisito fundamental para a titularidade dos direitos autorais, abrangendo prote\u00e7\u00e3o patrimonial e moral. A eventual coautoria ou transfer\u00eancia da obra, frequentemente presente em trabalhos jornal\u00edsticos, n\u00e3o exclui o direito moral do autor<\/a> prim\u00e1rio, ressalvando a necessidade do reconhecimento devido para evitar a usurpa\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

A quest\u00e3o ora examinada ilustra a complexidade da autoria em contextos de produ\u00e7\u00e3o cooperativa e documental, onde o reconhecimento legal deve se pautar por evid\u00eancias v\u00edvidas e testemunhais que corroborem a cria\u00e7\u00e3o individual.<\/p>\n

Ante esse cen\u00e1rio, \u00e9 imprescind\u00edvel o respeito \u00e0s normas jur\u00eddicas consagradas no ordenamento autoral, de modo que a recondu\u00e7\u00e3o da autoria \u00e0 figura de Nguyen Thanh Nghe \u2014 se confirmada \u2014 represente a repara\u00e7\u00e3o do direito moral, com vistas \u00e0 preserva\u00e7\u00e3o da integridade da obra e do reconhecimento do verdadeiro criador, elementos inalien\u00e1veis conforme preconiza a legisla\u00e7\u00e3o aplic\u00e1vel.<\/p>\n

Esta an\u00e1lise fortalece o compromisso institucional e social com a autenticidade e a justi\u00e7a na atribui\u00e7\u00e3o dos cr\u00e9ditos intelectuais, fundamento basilar para a prote\u00e7\u00e3o do patrim\u00f4nio cultural e para o combate ao pl\u00e1gio e \u00e0 usurpa\u00e7\u00e3o autoral.<\/p>\n

A Controv\u00e9rsia persiste sobre a Autoria da Fotografia.<\/h3>\n

Diante das d\u00favidas que emergiram recentemente, a World Press Photo decidiu suspender a atribui\u00e7\u00e3o da autoria da emblem\u00e1tica fotografia \u201cNapalm Girl\u201d a Nick Ut.<\/p>\n

As imagens dispon\u00edveis e a an\u00e1lise da prov\u00e1vel c\u00e2mera utilizada naquele fat\u00eddico dia indicam que outros fot\u00f3grafos, como Nguyen Thanh Nghe ou Huynh Cong Phuc, poderiam ter estado em melhor posi\u00e7\u00e3o para captar a cena.<\/p>\n

\u00c9 fundamental ressaltar que a fotografia em si continua sendo inquestion\u00e1vel em seu valor e significado, motivo pelo qual o pr\u00eamio concedido \u00e0 imagem permanece v\u00e1lido e preservado.<\/p>\n

O que est\u00e1 sendo objeto de reavalia\u00e7\u00e3o \u00e9 exclusivamente a autoria da obra. Trata-se de uma quest\u00e3o hist\u00f3rica complexa e controversa, na qual talvez jamais haja a confirma\u00e7\u00e3o definitiva do verdadeiro autor.<\/p>\n

A suspens\u00e3o da atribui\u00e7\u00e3o da autoria seguir\u00e1 vigente at\u00e9 que novas provas claras possam confirmar ou refutar a autoria originalmente conferida a Ut.<\/p>\n

Enquanto isso, a imagem, de propriedade da Associated Press, passar\u00e1 a ser exibida com legenda explicativa que informa essa condi\u00e7\u00e3o, garantindo transpar\u00eancia e respeito \u00e0 controv\u00e9rsia em curso.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Autoria em Revis\u00e3o: O Caso controverso de Pl\u00e1gio na fotografia Napalm Girl O pl\u00e1gio na fotografia consiste na apropria\u00e7\u00e3o indevida da autoria de uma imagem produzida por outro fot\u00f3grafo, utilizando-a sem a devida autoriza\u00e7\u00e3o ou atribui\u00e7\u00e3o correta. Trata-se de uma viola\u00e7\u00e3o dos direitos morais e autorais do criador da obra, que garante a prote\u00e7\u00e3o ao […]<\/p>\n","protected":false},"author":34,"featured_media":8865,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_acf_changed":false,"footnotes":""},"categories":[45],"tags":[1479,58,1482,1475,159,1484,386,1050,1474,1473,1477,1480,1471,1472,232,1478,1483,764,1485,1481,1476],"class_list":["post-8864","post","type-post","status-publish","format-standard","has-post-thumbnail","hentry","category-noticias","tag-atribuicao","tag-autoria","tag-conflito","tag-controversia","tag-direitos-autorais","tag-disputa","tag-fotografia","tag-fotografo","tag-fotojornalismo","tag-guerra-do-vietna","tag-imagem-historica","tag-investigacao","tag-napalm-girl","tag-nick-ut","tag-plagio","tag-revisao","tag-simbolo","tag-transparencia","tag-tutela","tag-vietnam","tag-world-press-photo"],"acf":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/ioda.org.br\/json\/wp\/v2\/posts\/8864","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"https:\/\/ioda.org.br\/json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/ioda.org.br\/json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/ioda.org.br\/json\/wp\/v2\/users\/34"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/ioda.org.br\/json\/wp\/v2\/comments?post=8864"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/ioda.org.br\/json\/wp\/v2\/posts\/8864\/revisions"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/ioda.org.br\/json\/wp\/v2\/media\/8865"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/ioda.org.br\/json\/wp\/v2\/media?parent=8864"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/ioda.org.br\/json\/wp\/v2\/categories?post=8864"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/ioda.org.br\/json\/wp\/v2\/tags?post=8864"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}