{"id":8864,"date":"2025-05-17T14:24:54","date_gmt":"2025-05-17T17:24:54","guid":{"rendered":"https:\/\/ioda.org.br\/?p=8864"},"modified":"2025-05-17T16:35:08","modified_gmt":"2025-05-17T19:35:08","slug":"plagio-napalm-girl","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/ioda.org.br\/publicacoes\/noticias\/plagio-napalm-girl\/","title":{"rendered":"Caso controverso de Pl\u00e1gio na fotografia Napalm Girl"},"content":{"rendered":"
Autoria em Revis\u00e3o: O Caso controverso de Pl\u00e1gio na fotografia Napalm Girl<\/strong><\/p>\n O pl\u00e1gio na fotografia consiste na apropria\u00e7\u00e3o indevida da autoria de uma imagem produzida por outro fot\u00f3grafo, utilizando-a sem a devida autoriza\u00e7\u00e3o ou atribui\u00e7\u00e3o correta.<\/p>\n Trata-se de uma viola\u00e7\u00e3o dos direitos morais e autorais do criador da obra, que garante a prote\u00e7\u00e3o ao reconhecimento do esfor\u00e7o intelectual e criativo empregado na composi\u00e7\u00e3o fotogr\u00e1fica.<\/p>\n No contexto acad\u00eamico e profissional, o pl\u00e1gio<\/a> fotogr\u00e1fico compromete a integridade da produ\u00e7\u00e3o art\u00edstica e pode acarretar san\u00e7\u00f5es legais e \u00e9ticas, pois trata-se de uma obra tutelada pela Lei n. 9.610\/98 inclusive, se comprovada a hipotese de pl\u00e1gio a repercuss\u00e3o penal prevista no artigo 184 do C\u00f3digo Penal<\/a>.<\/p>\n A autoria em fotografia \u00e9 protegida pelo direito autoral, que assegura ao autor direitos exclusivos sobre o uso, reprodu\u00e7\u00e3o e divulga\u00e7\u00e3o das imagens, tornando essencial respeitar a originalidade e a paternidade das obras fotogr\u00e1ficas para assegurar a justi\u00e7a e a valoriza\u00e7\u00e3o da criatividade no meio art\u00edstico-cultural.<\/p>\n Especialmente no \u00e2mbito das obras fotogr\u00e1ficas, observa-se que a atribui\u00e7\u00e3o da obra intitulada “O Terror da Guerra”, popularmente designada como “Napalm Girl”, suscitou controv\u00e9rsia nos ve\u00edculos de m\u00eddia<\/a> sobre a sua autoria leg\u00edtima, como vem sendo divulgada largamente na imprensa internacional.<\/a><\/p>\n A World Press Photo (WPP)<\/a>, organiza\u00e7\u00e3o internacional de refer\u00eancia na premia\u00e7\u00e3o de produ\u00e7\u00f5es jornal\u00edsticas, suspendeu formalmente a atribui\u00e7\u00e3o da referida imagem ao fotojornalista vietnamita-americano Huynh Cong \u201cNick\u201d Ut<\/strong>, laureado com o Pr\u00eamio Pulitzer<\/a> em 1973 por esta fotografia emblem\u00e1tica.<\/p>\n Embora seja incontroverso que Huynh Cong Ut<\/a><\/strong> tenha realizado diversas capturas no cen\u00e1rio de conflito no Vietn\u00e3, a autoria exclusiva da imagem premiada encontra-se em d\u00favida, conforme evidenciam recentes investiga\u00e7\u00f5es documentais.<\/p>\n Esta incerteza relaciona-se, em \u00faltima an\u00e1lise, \u00e0 caracteriza\u00e7\u00e3o da originalidade e da autoria, conceitos fundamentais \u00e0 defini\u00e7\u00e3o do pl\u00e1gio<\/a> na produ\u00e7\u00e3o intelectual e art\u00edstica, conforme explanado nas diretrizes legais e morais que resguardam os direitos do autor.<\/p>\n A referida fotografia retrata a crian\u00e7a Phan Thi Kim Phuc<\/a><\/strong>, v\u00edtima de ataques com napalm por tropas sul-vietnamitas, suportadas pelas for\u00e7as estadunidenses, no epis\u00f3dio hist\u00f3rico de Trang Bang. A ousadia e o impacto visual da imagem suscitaram veemente rea\u00e7\u00e3o p\u00fablica mundial, culminando na proibi\u00e7\u00e3o do uso do napalm contra civis pela Assembleia Geral das Na\u00e7\u00f5es Unidas em 1980.<\/p>\n No tocante \u00e0 prote\u00e7\u00e3o autoral, destaca-se que a atribui\u00e7\u00e3o incorreta de autoria n\u00e3o s\u00f3 prejudica os direitos morais do criador verdadeiro da obra, como tamb\u00e9m compromete a integridade e lisura acad\u00eamica e jornal\u00edstica, configurando poss\u00edvel pl\u00e1gio em sua decorr\u00eancia.<\/p>\n A suspens\u00e3o da atribui\u00e7\u00e3o por parte da WPP revela a import\u00e2ncia da verifica\u00e7\u00e3o rigorosa da legitimidade autoral, a fim de respeitar os direitos inalien\u00e1veis que asseguram o reconhecimento devido e a manuten\u00e7\u00e3o da confian\u00e7a na produ\u00e7\u00e3o intelectual e art\u00edstica.<\/p>\n Assim, a situa\u00e7\u00e3o em apre\u00e7o demonstra n\u00e3o apenas o impacto \u00e9tico e jur\u00eddico do pl\u00e1gio no campo da fotografia, mas tamb\u00e9m a necessidade imperiosa da observ\u00e2ncia dos direitos morais e autorais, com a finalidade de preservar a verdade, a justi\u00e7a e a valoriza\u00e7\u00e3o da criatividade individual na esfera cultural e acad\u00eamica.<\/p>\n No plano jur\u00eddico, a determina\u00e7\u00e3o da autoria leg\u00edtima da emblem\u00e1tica fotografia “Napalm Girl” requer an\u00e1lise criteriosa dos elementos probat\u00f3rios \u00e0 luz dos princ\u00edpios que regem os direitos autorais, particularmente os direitos morais, que asseguram o reconhecimento e a integridade da obra e de seu autor,.<\/p>\n A decis\u00e3o da World Press Photo (WPP) de suspender a atribui\u00e7\u00e3o da fotografia a Huynh Cong \u201cNick\u201d Ut repercute ap\u00f3s a divulga\u00e7\u00e3o, em \u00e2mbito p\u00fablico, do document\u00e1rio The Stringer, cuja produ\u00e7\u00e3o investigativa e factual restou ancorada em documentos, depoimentos e reconstru\u00e7\u00e3o temporal em 3D, sob a condu\u00e7\u00e3o da organiza\u00e7\u00e3o Index.<\/p>\n Tal investiga\u00e7\u00e3o levantou d\u00favidas sobre a autoria exclusiva de Ut, assinalando que a imagem de 8 de junho de 1972, no contexto do bombardeio em Trang Bang, poderia ter sido captada por Nguyen Thanh Nghe, ex-fot\u00f3grafo militar atualmente nonagen\u00e1rio.<\/p>\n No \u00e2mbito probat\u00f3rio, destaca-se ainda o testemunho de Gary Knight<\/a>, ex-fot\u00f3grafo de guerra e diretor da VII Foundation<\/a>, que tomou conhecimento da suspeita sobre a autoria real da foto e propiciou a apura\u00e7\u00e3o junto a Carl Robinson, ex-editor fotogr\u00e1fico da Associated Press<\/a> (AP), que lhe assegurou que a imagem n\u00e3o teria sido obtida por Ut.<\/p>\n Segundo o document\u00e1rio<\/a>, foi Nguyen Thanh Nghe<\/a> teria conduzido Ut ao local do evento, al\u00e9m de negociar dois rolos de filme com o correspondente de guerra Horst Faas, editor da AP ent\u00e3o falecido. A destrui\u00e7\u00e3o de c\u00f3pia da fotografia original, a pedido da esposa do fot\u00f3grafo, dificulta a obten\u00e7\u00e3o de provas materiais definitivas.<\/p>\nPol\u00eamica sobre a autoria da famosa e premiada foto conhecida como \u201cNapalm Girl\u201d<\/h3>\n
A controversa legitima\u00e7\u00e3o da autoria na fotografia “Napalm Girl”<\/h3>\n
Suspens\u00e3o da Atribui\u00e7\u00e3o: Um Debate Sobre a Legitimidade da Autoria<\/h3>\n