{"id":8709,"date":"2025-01-16T03:25:11","date_gmt":"2025-01-16T06:25:11","guid":{"rendered":"https:\/\/data.ioda.org.br\/?p=8709"},"modified":"2025-01-17T06:20:02","modified_gmt":"2025-01-17T09:20:02","slug":"dominio-publico-2025-ia-generativa","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/data.ioda.org.br\/publicacoes\/noticias\/dominio-publico-2025-ia-generativa\/","title":{"rendered":"Do Cl\u00e1ssico ao Digital: Como a IA transformar\u00e1 as obras em Dom\u00ednio P\u00fablico em 2025."},"content":{"rendered":"
Um novo ciclo de acessibilidade cultural se abre com a chegada de 2025 marca um momento importante para a cultura global: o ingresso de novas obras no dom\u00ednio p\u00fablico. Essa transi\u00e7\u00e3o, regida por leis de direitos autorais que variam de pa\u00eds para pa\u00eds, amplia as possibilidades de acesso, reutiliza\u00e7\u00e3o e reinterpreta\u00e7\u00e3o de importantes cria\u00e7\u00f5es art\u00edsticas e intelectuais.<\/p>\n
Agora ainda mais com o uso massivo na Sociedade Informacional<\/a> de softwares cada vez mais potentes de Intelig\u00eancia Artificial Generativa capazes de realizarem transforma\u00e7\u00f5es criativas em obras originais produzindo incont\u00e1veis obras derivadas, que agora estar\u00e3o de uso livre em decorr\u00eancia da entrada da mesma em Dominio P\u00fablico<\/a>.<\/p>\n Quando uma obra entra em dom\u00ednio p\u00fablico, deixa de ser protegida pelos direitos patrimoniais de seus autores ou titulares. Isso significa que qualquer pessoa pode us\u00e1-la livremente, seja para public\u00e1-la, adapt\u00e1-la, ou inclu\u00ed-la em novos projetos culturais e educativos.<\/p>\n O prazo para que uma obra entre em dom\u00ednio p\u00fablico varia de acordo com os tratados internacionais e com as legisla\u00e7\u00f5es de cada pa\u00eds no que toca as obras publicadas em seus territ\u00f3rios por seus nacionais.<\/p>\n Assim, em 2025, entram no dom\u00ednio p\u00fablico as obras de autores falecidos em 1954 (Brasil e Uni\u00e3o Europeia) ou obras publicadas em 1929 (EUA), frise-se ainda, dependendo de uma analise cuidadosa da legisla\u00e7\u00e3o aplic\u00e1vel face as nuances e complexidades dos Direitos Conexos.<\/p>\n Entre os autores cujas obras poder\u00e3o entrar no dom\u00ednio p\u00fablico em 2025, destacam-se aqueles que marcaram a cultura, a literatura e as artes no in\u00edcio do s\u00e9culo XX. Este ciclo de libera\u00e7\u00e3o promete reavivar o interesse por suas cria\u00e7\u00f5es e permitir uma maior dissemina\u00e7\u00e3o dessas heran\u00e7as culturais.<\/p>\n A partir de 1\u00ba de janeiro de 2025, o jovem rep\u00f3rter Tintim<\/a> e seu c\u00e3o de campo Milu entram oficialmente no dom\u00ednio p\u00fablico, marcando um novo cap\u00edtulo para um dos personagens mais ic\u00f4nicos da hist\u00f3ria dos quadrinhos. Criado em 1929 pelo quadrinista belga Herg\u00e9, pseud\u00f4nimo de Georges Remi, Tintim surgiu nas p\u00e1ginas do jornal Le Vingti\u00e8me Si\u00e8cle<\/em> , conquistando leitores ao redor do mundo com suas aventuras investigativas.<\/p>\n \u201cAs Aventuras de Tintim\u201d logo se tornou uma refer\u00eancia no universo dos quadrinhos, destacando-se pelo estilo detalhado de Herg\u00e9 e pelas narrativas que levaram o protagonista a explorar culturas e regi\u00f5es diversas. No entanto, a obra tamb\u00e9m gerou controv\u00e9rsias ao longo das d\u00e9cadas, sendo alvo de cr\u00edticas por retratar estere\u00f3tipos de popula\u00e7\u00f5es africanas e ind\u00edgenas em algumas de suas hist\u00f3rias. Apesar disso, Tintim consolidou sua posi\u00e7\u00e3o como um s\u00edmbolo cultural, influenciando gera\u00e7\u00f5es de leitores e artistas.<\/p>\n Com a entrada no dom\u00ednio p\u00fablico, as hist\u00f3rias de Tintim deixam de ser restritas por direitos autorais, permitindo que sejam republicadas, adaptadas ou reinterpretadas sem a necessidade de autoriza\u00e7\u00e3o. Essa mudan\u00e7a abre novas possibilidades criativas para o personagem e amplia o acesso ao legado de Herg\u00e9. Mais do que um marco legal, essa transi\u00e7\u00e3o representa uma oportunidade de revisitar e recontextualizar as aventuras de Tintim, preservando sua relev\u00e2ncia no imagin\u00e1rio cultural global.<\/p>\n Popeye<\/a>, o ic\u00f4nico marinheiro dos quadrinhos, passa a integrar o dom\u00ednio p\u00fablico, permitindo que suas primeiras hist\u00f3rias sejam revisitadas e reinterpretadas sem restri\u00e7\u00f5es autorais. Criado pelo cartunista americano Elzie Crisler Segar, Popeye fez sua estreia em 17 de janeiro de 1929, nas tirinhas intituladas Thimble Theatre<\/em> ( Teatro em Miniatura<\/em> , em tradu\u00e7\u00e3o livre), publicadas no New York Journal<\/em> . Inicialmente, a protagonista das hist\u00f3rias era Ol\u00edvia Palito, que mais tarde se tornaria a c\u00e9lebre namorada do marinheiro.<\/p>\n Logo em sua primeira amizade, Popeye revelou o carisma que o tornaria mundialmente famoso. Quando questionado se era um marinheiro, respondeu com humor: \u201cVoc\u00ea acha que sou um cowboy?\u201d. Desde o in\u00edcio, suas principais caracter\u00edsticas estavam presentes: a for\u00e7a incomum e a apar\u00eancia inconfund\u00edvel com bra\u00e7os musculosos e cachimbo na boca. No entanto, o h\u00e1bito de consumir especial para aumentar sua for\u00e7a, que se tornaria sua marca registrada, foi incorporada \u00e0 narrativa apenas em 1931.<\/p>\n Com sua entrada no dom\u00ednio p\u00fablico, Popeye retorna ao centro das aten\u00e7\u00f5es culturais, abrindo novas possibilidades de uso criativo para o personagem que marcou gera\u00e7\u00f5es. Seja em reedi\u00e7\u00f5es das tirinhas originais, adapta\u00e7\u00f5es modernas ou novas interpreta\u00e7\u00f5es, a liberdade para explorar a figura do marinheiro refor\u00e7a sua relev\u00e2ncia como \u00edcone atemporal da cultura popular.<\/p>\n Entre os destaques das produ\u00e7\u00f5es est\u00e3o pioneiras do cinema falado e cl\u00e1ssicos que marcaram a hist\u00f3ria da s\u00e9tima arte, agora dispon\u00edveis para acesso irrestrito. Esse marco legal n\u00e3o apenas democratiza o patrim\u00f4nio cinematogr\u00e1fico, mas tamb\u00e9m incentiva a preserva\u00e7\u00e3o e a reinven\u00e7\u00e3o criativa de filmes que moldaram o imagin\u00e1rio cultural global.<\/p>\n A ic\u00f4nica m\u00fasica \u201cSingin’ In The Rain\u201d<\/strong><\/em><\/a> , eternizada pelo filme Cantando na Chuva<\/em> (1952), entra para o dom\u00ednio p\u00fablico em 2025, permitindo que sua vers\u00e3o original seja reutilizada livremente. Escrita por Arthur Freed com melodia de Nacio Herb Brown, a can\u00e7\u00e3o foi gravada pela primeira vez para o musical The Hollywood Revue<\/em> (1929), um marco dos primeiros anos do cinema falado. Na produ\u00e7\u00e3o, a voz de Cliff Edwards deu vida \u00e0 melodia que se tornaria um cl\u00e1ssico atemporal.<\/p>\n Cliff Edwards, conhecido tamb\u00e9m pela interpreta\u00e7\u00e3o da ic\u00f4nica \u201cWhen You Wish Upon a Star\u201d na anima\u00e7\u00e3o Pin\u00f3quio<\/em> (1940), ajudou a consolidar \u201cSingin’ In The Rain\u201d como uma das can\u00e7\u00f5es mais representativas da era dos musicais. Apesar disso, a interpreta\u00e7\u00e3o de Gene Kelly em Cantando na Chuva<\/em> \u2013 talvez a mais famosa \u2013 permanece protegida por direitos autorais e s\u00f3 entrar\u00e1 em dom\u00ednio p\u00fablico em 2048, de acordo com a legisla\u00e7\u00e3o americana.<\/p>\n Com a vers\u00e3o original de 1929, abre-se uma nova oportunidade para explorar a m\u00fasica em diferentes formatos e projetos criativos. Seja em adapta\u00e7\u00f5es contempor\u00e2neas ou reinterpreta\u00e7\u00f5es art\u00edsticas, \u201cSingin’ In The Rain\u201d promete continuar brilhando como um s\u00edmbolo de transi\u00e7\u00e3o do cinema mudo para a era dos musicais falados, reafirmando seu lugar no imagin\u00e1rio cultural global.<\/p>\n Em 2025, \u201cChantagem e Confiss\u00e3o\u201d<\/strong><\/a> ( Blackmail<\/em> ), o primeiro filme falado pelo renomado diretor brit\u00e2nico Alfred Hitchcock<\/a>, entra para o dom\u00ednio p\u00fablico, marcando um momento significativo para a hist\u00f3ria do cinema. Lan\u00e7ado em 1929, o longo representa a transi\u00e7\u00e3o de Hitchcock, conhecido como o mestre do suspense, do cinema mudo para o universo sonoro. At\u00e9 ent\u00e3o, os dez primeiros trabalhos do diretor fizeram parte da era silenciosa.<\/p>\n Al\u00e9m de ser um marco na carreira de Hitchcock, Chantagem e Confiss\u00e3o<\/em> tamb\u00e9m \u00e9 considerado o primeiro filme falado do cinema brit\u00e2nico. A trama acompanha Alice, uma jovem que mata um homem em defesa leg\u00edtima ao ser v\u00edtima de uma tentativa de estupro. A situa\u00e7\u00e3o se complica quando Frank, seu namorado e detetive encarregado do caso, decide encobrir o ocorrido, mas o casal passa a ser alvo de chantagem por uma testemunha.<\/p>\n Com a entrada no dom\u00ednio p\u00fablico, Chantagem e Confiss\u00e3o<\/em> poder\u00e1 ser explorada por cineastas, estudiosos e amantes do cinema de maneiras in\u00e9ditas. O filme, que j\u00e1 \u00e9 reconhecido como um marco do suspense psicol\u00f3gico e da evolu\u00e7\u00e3o t\u00e9cnica do cinema, ganha agora a oportunidade de alcan\u00e7ar novos p\u00fablicos e ser recontextualizado para o cen\u00e1rio contempor\u00e2neo.<\/p>\n O cl\u00e1ssico “The Cocoanuts”<\/strong><\/em> <\/a>, primeiro filme falado dos irreverentes Irm\u00e3os Marx<\/a>, entra para o dom\u00ednio p\u00fablico, marcando um momento importante para a preserva\u00e7\u00e3o e redecoberta do cinema c\u00f4mico dos anos 1920. Lan\u00e7ado em 1929, o longa traz a marca registrada do grupo: humor refinado, di\u00e1logos r\u00e1pidos e situa\u00e7\u00f5es absurdas, que consolidaram seu lugar na hist\u00f3ria do entretenimento.<\/p>\n Outro destaque que tamb\u00e9m se torna livre para uso em 2025 \u00e9 \u201cThe Broadway Melody\u201d<\/strong><\/em><\/a> , vencedor do Oscar de Melhor Filme na 2\u00aa edi\u00e7\u00e3o do pr\u00eamio anual da Academia. Este musical inovador, tamb\u00e9m de 1929, \u00e9 reconhecido como um dos primeiros a explorar plenamente o potencial do cinema falado, com can\u00e7\u00f5es, dan\u00e7a e uma trama rom\u00e2ntica que conquistou o p\u00fablico e os cr\u00edticos da \u00e9poca.<\/p>\n A entrada dessas obras no dom\u00ednio p\u00fablico permite n\u00e3o apenas sua maior dissemina\u00e7\u00e3o, mas tamb\u00e9m novas possibilidades de adapta\u00e7\u00e3o, estudo e reinterpreta\u00e7\u00e3o, garantindo que o legado cultural dos Irm\u00e3os Marx e de filmes como The Broadway Melody<\/em> continue a inspirar gera\u00e7\u00f5es futuras.<\/p>\n A entrada de obras no dom\u00ednio p\u00fablico \u00e9 um marco para a democratiza\u00e7\u00e3o do conhecimento. Obras liter\u00e1rias, musicais e visuais podem ser:<\/p>\n Al\u00e9m disso, projetos educacionais e culturais podem se beneficiar da reutiliza\u00e7\u00e3o livre dessas obras, enriquecendo curr\u00edculos e iniciativas art\u00edsticas.<\/p>\n Em 2025, a obra da ic\u00f4nica pintora mexicana Frida Kahlo<\/strong><\/a> entra para o dom\u00ednio p\u00fablico, abrindo novas possibilidades para a divulga\u00e7\u00e3o e reinterpreta\u00e7\u00e3o de seu legado art\u00edstico e cultural. Conhecida por seus autores intensamente expressivos, Kahlo transformou suas dores pessoais, suas quest\u00f5es de sa\u00fade e suas perdas em arte profundamente marcante. Suas pinturas n\u00e3o apenas exploraram seu universo interno, mas tamb\u00e9m celebraram com orgulho suas ra\u00edzes ind\u00edgenas, frequentemente evidenciadas em suas vestimentas, padr\u00f5es e cen\u00e1rios.<\/p>\n Entre as cria\u00e7\u00f5es mais c\u00e9lebres do artista est\u00e3o \u201cAutorretrato com colar de espinhos e beija-flor\u201d<\/strong><\/a> , \u201cAs duas Fridas\u201d<\/strong> e \u201cDiego e eu\u201d<\/strong> , obras que continuam a emocionar e inspirar por sua for\u00e7a simb\u00f3lica e riqueza de significados. Frida Kahlo n\u00e3o \u00e9 apenas uma figura essencial da arte modernista, mas tamb\u00e9m um \u00edcone cultural cuja influ\u00eancia transcende gera\u00e7\u00f5es.<\/p>\n Com sua entrada no dom\u00ednio p\u00fablico, o acesso \u00e0s obras de Kahlo ser\u00e1 ampliado, permitindo que seu impacto continue vivo em novos contextos art\u00edsticos e educacionais. Este marco representa uma oportunidade de revisitar sua obra sob diferentes perspectivas e reafirmar sua relev\u00e2ncia como uma das vozes mais aut\u00eanticas e poderosas da hist\u00f3ria da arte.<\/p>\n A obra de Oswald de Andrade<\/strong><\/a> , um dos mais influentes expoentes do modernismo brasileiro, entra em dom\u00ednio p\u00fablico, marcando uma nova fase para o legado do escritor e poeta. Falecido em 22 de outubro de 1954, Oswald foi respons\u00e1vel por transformar a literatura brasileira com sua vis\u00e3o vanguardista e sua defesa de uma arte genuinamente nacional, desvinculada de padr\u00f5es est\u00e9ticos estrangeiros.<\/p>\n Dois de seus manifestos mais emblem\u00e1ticos, o \u201cManifesto da Poesia Pau-Brasil\u201d<\/strong><\/a> (1924) e o \u201cManifesto Antrop\u00f3fago\u201d<\/strong><\/a> (1928), destacam-se por sua proposta de valoriza\u00e7\u00e3o da cultura brasileira, enfatizando a originalidade e a apropria\u00e7\u00e3o criativa de influ\u00eancias externas, um conceito que ecoa at\u00e9 hoje nas discuss\u00f5es sobre identidade cultural e est\u00e9tica.<\/p>\n Apesar da entrada no dom\u00ednio p\u00fablico, n\u00e3o h\u00e1 previs\u00e3o de republica\u00e7\u00f5es amplas de suas obras pelas editoras, diferentemente do que ocorreu com outros nomes do modernismo, como Graciliano Ramos e M\u00e1rio de Andrade. A principal novidade editorial sobre o autor ser\u00e1 a biografia \u201cOswald de Andrade: Mau Selvagem\u201d<\/strong> , de Lira Neto, com lan\u00e7amento previsto para fevereiro.<\/p>\n A libera\u00e7\u00e3o do acesso \u00e0s obras de Oswald de Andrade representa uma oportunidade valiosa para redescobrir sua produ\u00e7\u00e3o liter\u00e1ria e revisitar suas ideias que, d\u00e9cadas depois, ainda ressoam como um convite \u00e0 reinven\u00e7\u00e3o cultural e art\u00edstica do Brasil que marcou signitivamente a Semana de Arte Moderna de 1922<\/strong><\/a>.<\/p>\n Os discursos pol\u00edticos de Get\u00falio Vargas<\/strong><\/a> , ex-presidente do Brasil e membro da Academia Brasileira de Letras, entram para o dom\u00ednio p\u00fablico, tornando-se acess\u00edveis para novos projetos editoriais e acad\u00eamicos. Compilados em obras como \u201cA Nova Pol\u00edtica do Brasil\u201d<\/strong><\/a> , seus textos revelam o pensamento e a ideologia de um dos l\u00edderes mais influentes da hist\u00f3ria do pa\u00eds.<\/p>\n Figura central de momentos cruciais, como a Revolu\u00e7\u00e3o de 1930, o Estado Novo e a consolida\u00e7\u00e3o das bases do trabalhismo, Vargas marcou sua trajet\u00f3ria por discursos que moldaram o imagin\u00e1rio pol\u00edtico e social do Brasil. Suas palavras, sempre compartilhadas de forte apelo simb\u00f3lico e persuasivo, oferecem uma perspectiva singular sobre os desafios e transforma\u00e7\u00f5es de sua \u00e9poca.<\/p>\n Com a entrada no dom\u00ednio p\u00fablico, os discursos de Vargas poder\u00e3o ser revisitados e detalhados sob novas lentes, permitindo que estudiosos, editores e o p\u00fablico em geral explorem o legado de um per\u00edodo decisivo na hist\u00f3ria brasileira. Este marco n\u00e3o apenas amplia o acesso \u00e0 sua obra, mas tamb\u00e9m fomenta o debate sobre os impactos duradouros de seu pensamento pol\u00edtico no cen\u00e1rio nacional.<\/p>\n Em 2025, a obra de Roquette-Pinto<\/strong><\/a> , m\u00e9dico, antrop\u00f3logo e pioneiro da radiodifus\u00e3o no Brasil, entra para o dom\u00ednio p\u00fablico, destacando seu legado como uma das figuras mais importantes da ci\u00eancia e da comunica\u00e7\u00e3o no pa\u00eds. Entre suas contribui\u00e7\u00f5es est\u00e1 o livro \u201cRond\u00f4nia: Antropologia Etnogr\u00e1fica\u201d<\/strong> , um marco para a antropologia brasileira que explora as culturas e os povos ind\u00edgenas da regi\u00e3o amaz\u00f4nica, trazendo uma an\u00e1lise profunda e pioneira para a \u00e9poca.<\/p>\n Al\u00e9m de suas realiza\u00e7\u00f5es no campo cient\u00edfico, Roquette-Pinto foi fundamental para as declara\u00e7\u00f5es da radiodifus\u00e3o no Brasil, utilizando esse meio para democratizar o acesso ao conhecimento e fomentar a educa\u00e7\u00e3o p\u00fablica. Sua vis\u00e3o inovadora ajudou a transformar a r\u00e1dio em um instrumento de integra\u00e7\u00e3o e desenvolvimento cultural.<\/p>\n Com a entrada de sua obra no dom\u00ednio p\u00fablico, pesquisadores, editores e entusiastas ter\u00e3o a oportunidade de revisitar e ampliar o impacto das ideias de Roquette-Pinto, celebrando sua contribui\u00e7\u00e3o ao pensamento brasileiro e ao progresso da comunica\u00e7\u00e3o como ferramenta de inclus\u00e3o social.<\/p>\n O ingresso de obras no dom\u00ednio p\u00fablico em 2025 marca um momento de amplia\u00e7\u00e3o do acesso ao patrim\u00f4nio cultural e intelectual, mas tamb\u00e9m exige aten\u00e7\u00e3o \u00e0s nuances legais que permanecem relevantes. Embora a transi\u00e7\u00e3o de direitos autorais para o dom\u00ednio p\u00fablico elimine a necessidade de autoriza\u00e7\u00e3o para o uso de obras originais, h\u00e1 aspectos jur\u00eddicos espec\u00edficos que podem impor limita\u00e7\u00f5es.<\/p>\n Um ponto crucial \u00e9 o tratamento dado \u00e0s coautorias<\/strong><\/a> . No caso de obras criadas por mais de um autor, o prazo de prote\u00e7\u00e3o autoral \u00e9 contado a partir do falecimento do \u00faltimo autor sobrevivente. Isso significa que, mesmo que alguns dos coautores tenham falecido h\u00e1 mais de 70 anos (no Brasil e na maior parte da Europa) ou h\u00e1 mais de 95 anos (nos Estados Unidos), a obra como um todo s\u00f3 ser\u00e1 liberada quando o prazo relativo ao autor sobrevivente da progress\u00e3o.<\/p>\nO que significa entrar em dom\u00ednio p\u00fablico?<\/strong><\/h2>\n
Crit\u00e9rios globais.<\/strong><\/h3>\n
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Personagens e obras sob os holofotes para uso no mercado editorial.<\/strong><\/h3>\n
TINTIN<\/strong><\/h3>\n
POPEYE<\/strong><\/h3>\n
Filmes antol\u00f3gicos dos grandes mestres do cinema mundial est\u00e3o em dom\u00ednio p\u00fablico.<\/strong><\/h2>\n
M\u00daSICA DA TRILHA SONORA DO FILME SINGIN IN THE RAIN<\/em><\/strong><\/h3>\n
PRIMEIROS FILMES FALADOS DO MESTRE ALFRED HITCHCOCK.<\/strong><\/h3>\n
FILMES DOS MESTRES DA COM\u00c9DIA AMERICA OS IRM\u00c3O MARX.<\/strong><\/h3>\n
Impacto cultural e criativo.<\/strong><\/h2>\n
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FRIDA KALHO \u00cdCONE DA CULTURA MUNDIAL EM DOM\u00cdNIO P\u00daBLICO.<\/strong><\/h3>\n
OSWALD DE ANDRADE MENTOR DA SEMANA DE ARTE MODERNA DE 1922.<\/strong><\/h3>\n
OS DISCURSOS DE GET\u00daLIO VARGAS.<\/strong><\/h3>\n
ROQUETTE-PINTO CONSIDERADO O PAI DA RADIODIFUS\u00c3O.<\/strong><\/h3>\n
Desafios e Cuidados Jur\u00eddicos no Dom\u00ednio P\u00fablico em 2025.<\/strong><\/h2>\n