{"id":3089,"date":"2022-04-26T15:04:13","date_gmt":"2022-04-26T18:04:13","guid":{"rendered":"https:\/\/data.ioda.org.br\/?p=3089"},"modified":"2024-12-08T09:43:37","modified_gmt":"2024-12-08T12:43:37","slug":"autoria-e-inteligencia-artificial-um-estudo-bibliometrico","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/data.ioda.org.br\/publicacoes\/artigos\/autoria-e-inteligencia-artificial-um-estudo-bibliometrico\/","title":{"rendered":"AUTORIA E INTELIG\u00caNCIA ARTIFICIAL: UM ESTUDO BIBLIOM\u00c9TRICO"},"content":{"rendered":"

A pesquisa\u00a0 realizada por Carlos de Paula Soares Filho explora a lacuna na regulamenta\u00e7\u00e3o da titularidade de direitos autorais diante das cria\u00e7\u00f5es realizadas exclusivamente por Intelig\u00eancia Artificial (IA).<\/p>\n

Carlos de Paula Soares Filho<\/span><\/strong><\/p>\n

<\/a>1 INTRODU\u00c7\u00c3O <\/span><\/h3>\n

A ideia de Sociedade da Informa\u00e7\u00e3o \u00e9 uma met\u00e1fora que reflete a cultura de um mundo altamente conectado, globalizado e caracterizado pelo uso compartilhado de recursos, pela velocidade informativa em tempo real e pelo uso de Tecnologias de Informa\u00e7\u00e3o e Comunica\u00e7\u00e3o (TICs) (CASTTELS, 1999). <\/span><\/p>\n

Nesta nova sociedade \u00e9 favorecida a democratiza\u00e7\u00e3o da comunica\u00e7\u00e3o e a circula\u00e7\u00e3o da informa\u00e7\u00e3o gerando benef\u00edcios para uma nova ideia de economia criativa, poder e sustentabilidade, informatizando os sistemas p\u00fablicos e privados, e promovendo um novo modelo de ind\u00fastria. <\/span><\/p>\n

Carboni (2015, p.3) descreve que em nosso atual est\u00e1gio de produ\u00e7\u00e3o capitalista p\u00f3s-industrial ou informacional, h\u00e1 a substitui\u00e7\u00e3o do trabalho simples para o complexo. A principal for\u00e7a produtiva se torna o conhecimento, que \u00e9 imaterial, e a principal ferramenta se torna o computador apoiado pelo uso de tecnologias da informa\u00e7\u00e3o, entre elas a Intelig\u00eancia Artificial (I.A).<\/span><\/p>\n

O uso dessas tecnologias v\u00eam promovendo a intersubjetividade e a cria\u00e7\u00e3o colaborativa dos indiv\u00edduos por meio da interconex\u00e3o em rede, tornando-se necess\u00e1ria a reflex\u00e3o a respeito das formas de titularidade de direitos autorais em face das novas possibilidades de cria\u00e7\u00e3o intelectual, pois os atuais diplomas normativos apresentam lacunas na prote\u00e7\u00e3o dessas novas rela\u00e7\u00f5es colaborativas (CARBONI, G., 2015, p.3).<\/span><\/p>\n

Dentre as tecnologias da informa\u00e7\u00e3o utilizadas, ganha destaque para esta pesquisa a I.A, pois a sua utiliza\u00e7\u00e3o para a cria\u00e7\u00e3o de obras art\u00edsticas e liter\u00e1rias v\u00eam se tornando cada vez mais comum e para os mais variados fins, n\u00e3o sendo raros os exemplos de seu uso para a cria\u00e7\u00e3o de obras liter\u00e1rias e art\u00edsticas. Schirru (2018) utiliza dois sistemas de I.A para exemplificar a problem\u00e1tica: Benjamin e o projeto The Next Rembrandt, que possuem diferentes n\u00edveis de interfer\u00eancia humana, mas ambos capazes de criar obras liter\u00e1rias e art\u00edsticas. <\/span><\/p>\n

O sistema de I.A utilizado em Benjamin, possibilitou o estudo de dezenas de roteiros Sci-Fi<\/i> e a consulta a uma biblioteca de trinta mil m\u00fasicas pop, que resultou em um curta-metragem produzido em at\u00e9 48 horas. Enquanto o projeto The Next Rembrandt foi capaz de criar obras in\u00e9ditas baseadas no estilo do pintor Rembrandt van Rijn. Para a execu\u00e7\u00e3o a I.A do projeto foi programada com uma s\u00e9rie de algoritmos, entre eles f\u00f3rmulas de reconhecimento facial, identifica\u00e7\u00e3o de padr\u00f5es de textura em telas e deep learning (SCHIRRU, L., 2018, p.4).<\/span><\/p>\n

Com essas novas possibilidades de cria\u00e7\u00e3o surgindo, a tutela de trabalhos criativos realizados por I.A a luz do direito autoral se torna um problema de dif\u00edcil resposta, pois a legisla\u00e7\u00e3o vigente, pelo menos a n\u00edvel nacional, n\u00e3o \u00e9 apta para resolver esta demanda social (WACHOWICZ, M; GONCALVES, L. R., 2019, p. 85).<\/span><\/p>\n

Concluem Gon\u00e7alves, e Lana, que ainda que existam doutrinadores que defendam a possibilidade de aplica\u00e7\u00f5es de IA serem consideradas autores, no sistema jur\u00eddico brasileiro e portugu\u00eas n\u00e3o existem fundamentos suficientes para tanto. Esse entendimento d\u00e1 origem a duas teses, uma na qual a titularidade dos direitos autorais das obras seriam destinadas ao programador\/ usu\u00e1rio e a outra na qual pertenceriam ao dom\u00ednio p\u00fablico (2019, p.28). <\/span><\/p>\n

Dessa maneira a doutrina majorit\u00e1ria reconhece n\u00e3o ser poss\u00edvel aplicar o direito autoral para obras criadas por IA. E \u00e9 exatamente a partir da s\u00edntese e do panorama apresentado que se originou a pergunta da pesquisa: Qual o estado da arte de estudos envolvendo autoria e I.A indexados na base de dados Scopus, durante o per\u00edodo de 2017 a 2021? <\/span><\/p>\n

Importante ressaltar que o estudo realizado n\u00e3o possui como objetivo geral esgotar o tema proposto, mas sim analisar os artigos cient\u00edficos sobre autoria e I.A indexados na Scopus em uma perspectiva bibliom\u00e9trica, com a inten\u00e7\u00e3o de se obter uma vis\u00e3o atual do estado da arte com insights para futuras pesquisas. <\/span><\/p>\n

<\/a> 2 Metodologia<\/b><\/span><\/span><\/h3>\n

A pesquisa realizada possui natureza qualitativa e quantitativa, e se caracteriza como descritiva, explorat\u00f3ria e bibliogr\u00e1fica pois analisa estudos envolvendo autoria e intelig\u00eancia artificial na base de dados Scopus. A escolha pela Scopus \u00e9 justificada pela base oferecer um panorama abrangente da produ\u00e7\u00e3o de pesquisas do mundo em diversas \u00e1reas da ci\u00eancia, al\u00e9m de disponibilizar ferramentas bibliom\u00e9tricas que possibilitam monitorar, analisar e visualizar pesquisas (ELSEVIER, 2022). <\/span><\/p>\n

\u00c9 utilizada como metodologia a bibliometria, pois o principal objetivo desta pesquisa \u00e9 uma maior compreens\u00e3o sobre o tema, a fim de se obter uma vis\u00e3o atual do estado da arte com insights para futuras pesquisas.<\/span><\/p>\n

A bibliometria \u00e9 um subcampo dos Estudos M\u00e9tricos da Informa\u00e7\u00e3o (EMI), os quais possuem como objetivo identificar, avaliar, verificar a influ\u00eancia e impacto da informa\u00e7\u00e3o, e pode ser definida como a aplica\u00e7\u00e3o de an\u00e1lises estat\u00edsticas que quantificam, estudam e acompanham produ\u00e7\u00f5es bibliogr\u00e1ficas (CURTY, R., DELBIANCO, N.R., 2020, p.09).<\/span><\/p>\n

A utiliza\u00e7\u00e3o da bibliometria permite a explora\u00e7\u00e3o e o conhecimento da produ\u00e7\u00e3o cient\u00edfica de um determinado dom\u00ednio, contribuindo para a sua visualiza\u00e7\u00e3o (ARA\u00daJO, P. C., F\u00dcHR, F., 2020, p.806). Logo o emprego da bibliometria \u00e9 ben\u00e9fico para etapas iniciais de pesquisa, pois \u00e9 fundamental para o aprofundamento conhecer os temas que est\u00e3o sendo trabalhados no dom\u00ednio escolhido.<\/span><\/p>\n

A busca dos artigos cient\u00edficos sobre autoria e intelig\u00eancia artificial foi realizada nos campos t\u00edtulos, resumo e palavras-chave, em janeiro de 2022, e utilizou-se a express\u00e3o (\u201cauthorship AND \u201cartificial intelligence\u201d\u201d), com a aplica\u00e7\u00e3o dos filtros \u201copen acess\u201d, \u201cartigo\u201d e marco temporal de 2017 a 2021. A inclus\u00e3o do ano de 2021 se fez pertinente \u00e0 pesquisa em raz\u00e3o do expressivo n\u00famero de publica\u00e7\u00f5es sobre o tema. Assim, foram identificados como eleg\u00edveis para a an\u00e1lise o total de 21 artigos.<\/span><\/p>\n

Salienta-se que durante a realiza\u00e7\u00e3o da busca n\u00e3o foi delimitado um campo espec\u00edfico para o estudo, pois foi levado em considera\u00e7\u00e3o a possibilidade de contribui\u00e7\u00f5es de outras \u00e1reas da ci\u00eancia <\/span><\/p>\n

O resultado foi exportado para o formato CSV e importado para o software VosViewer, que possibilitou a an\u00e1lise e apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados a seguir. <\/span><\/p>\n

3 An\u00e1lise da amostra sobre AUTORIA E INTELIG\u00caNCIA ARTIFICIAL <\/b><\/span><\/span><\/h3>\n

Conforme esclarecido acima ser\u00e1 realizado um estudo bibliom\u00e9trico com foco no tema autoria e intelig\u00eancia artificial. O Gr\u00e1fico 1 apresenta as publica\u00e7\u00f5es de artigos indexados na base, que est\u00e3o compreendidos de 2017 \u00e0 2021.<\/span><\/p>\n

GR\u00c1FICO 1 <\/b>\u2013 ARTIGOS POR ANO DE PUBLICA\u00c7\u00c3O<\/span><\/span><\/p>\n

 <\/p>\n

\"\"<\/p>\n

Fonte: O autor (2022).<\/span><\/span><\/p>\n

O gr\u00e1fico <\/span>de<\/span>monstra um aumento <\/span>assim\u00e9trico <\/span>de publica\u00e7\u00f5es envolvendo o tema pesquisado entre 2017 a 2021. Nota-se que houve uma crescente nas publica\u00e7\u00f5es at\u00e9 2021, <\/span>demonstrando que <\/span>o tema pode estar ganhando mais relev\u00e2ncia em pesquisas cient\u00edficas nos \u00faltimos 5 anos. <\/span><\/span><\/p>\n

A seguir, a Tabela 1 apresenta o n\u00famero de artigos indexados \u00e0s bases por ano. <\/span><\/span><\/p>\n

TABELA 1 – <\/b>QUANTIDADE DE ARTIGOS POR ANO<\/span><\/span><\/p>\n

\n
\n\n\n\n\n\n\n\n\n
\n

Ano<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n

\n

Documentos<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n<\/tr>\n

\n

2021<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n

\n

9<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n<\/tr>\n

\n

2020<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n

\n

8<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n<\/tr>\n

\n

2019<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n

\n

2<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n<\/tr>\n

\n

2018<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n

\n

1<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n<\/tr>\n

\n

2017<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n

\n

1<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n<\/tr>\n<\/tbody>\n<\/table>\n<\/dd>\n<\/dl>\n

Fonte: O autor (2022).<\/span><\/span><\/p>\n

 <\/p>\n

Observada a tend\u00eancia de crescimento no interesse da autoria e I.A, verifica-se que os anos de 2020 e 2021 apresentam os maiores picos de indexa\u00e7\u00e3o de artigos, estes n\u00fameros refletem um campo aparentemente f\u00e9rtil e favor\u00e1vel para a explora\u00e7\u00e3o do tema em futuras pesquisas. <\/span><\/p>\n

Na Tabela 2 \u00e9 analisada o tipo de autoria dos artigos recuperados, a inten\u00e7\u00e3o \u00e9 verificar se o tema \u00e9 trabalhado de forma cooperada ou n\u00e3o pela comunidade cient\u00edfica. A divis\u00e3o \u00e9 estruturada em autoria \u00fanica e autoria compartilhada, conforme se verifica abaixo. <\/span><\/p>\n

TABELA 2<\/b> \u2013 TIPOS DE AUTORIA DOS ARTIGOS DO CORPUS DA PESQUISA<\/span><\/span><\/p>\n

\n
\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n
\n

Tipo de Autoria<\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n

\n

Autores<\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n

\n

Artigos<\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n<\/tr>\n

\n

Autoria \u00danica<\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n

\n

1<\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n

\n

4<\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n<\/tr>\n

\n

Autoria Compartilhada<\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n

\n

2<\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n

\n

9<\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n<\/tr>\n

\n

3<\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n

\n

3<\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n<\/tr>\n

\n

4<\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n

\n

2<\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n<\/tr>\n

\n

5 ou mais autores<\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n

\n

3<\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n<\/tr>\n

<\/td>\n\n

Total:<\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n

\n

21<\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n<\/tr>\n<\/tbody>\n<\/table>\n<\/dd>\n<\/dl>\n

FONTE: O autor (2022).<\/span><\/span><\/p>\n

A tabela acima comprova que a maioria das publica\u00e7\u00f5es indexadas foram realizadas em autoria compartilhada, totalizando 17 artigos, enquanto 4 foram redigidos com autoria \u00fanica. Salienta-se que a amostra selecionada n\u00e3o apresentou mais de uma produ\u00e7\u00e3o por autor, e tal fato impossibilitou a an\u00e1lise dos autores mais produtivos. <\/span><\/p>\n

Posteriormente <\/span>para <\/span>a <\/span>verifica<\/span>\u00e7\u00e3o d<\/span>os peri\u00f3dicos mais produtivos foi aplicada a <\/span>L<\/span>ei de <\/span>D<\/span>ispers\u00e3o <\/span>Bi<\/span>bliogr\u00e1fica. A lei foi criada em 1934, por Bradford, <\/span>que<\/span> consiste <\/span>na ordena\u00e7\u00e3o <\/span>decrescente <\/span>d<\/span>os peri\u00f3dicos que comp\u00f5em a amostra selecionada. <\/span>Ap\u00f3s a ordena\u00e7\u00e3o <\/span>divide-se o total dos peri\u00f3dicos em tr\u00eas principais zona<\/span>s<\/span>, cada uma contendo 1\/3 do total de artigos (21). A Zona 1 \u00e9 conhecida como a mais produtiva, <\/span>a Zona 2 intermediaria e a Zona 3 menos produtiva, conforme se observa abaixo: <\/span><\/p>\n

TABELA 3<\/b> \u2013 APLICA\u00c7\u00c3O DA LEI DE BRADFORD AOS PERI\u00d3DICOS DO CORPUS DA PESQUISA<\/span><\/span><\/p>\n

\n
\n\n\n\n\n\n\n\n\n
\n

Zonas<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n

\n

Artigos<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n

\n

Peri\u00f3dicos<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n<\/tr>\n<\/tbody>\n

\n

1<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n

\n

7<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n

\n

4<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n<\/tr>\n

\n

2<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n

\n

7<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n

\n

6<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n<\/tr>\n

\n

3<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n

\n

7<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n

\n

6<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n<\/tr>\n

\n

Total<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n

\n

21<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n

\n

18<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n<\/tr>\n<\/tbody>\n<\/table>\n<\/dd>\n<\/dl>\n

FONTE: O autor (202<\/i>2<\/i>).<\/span><\/span><\/p>\n

Com a<\/span> aplica\u00e7\u00e3o da <\/span>L<\/span>ei de Bradford <\/span>foi poss\u00edvel verificar os dois peri\u00f3dicos mais produtivos. <\/span>Os outros peri\u00f3dicos n\u00e3o foram analisados neste momento, pois apresentaram apenas a indexa\u00e7\u00e3o de 1 artigo. <\/span><\/p>\n

TABELA 4<\/b> \u2013 PERI\u00d3DICOS MAIS PRODUTIVOS<\/span><\/span><\/p>\n\n\n\n\n\n\n
\n

Peri\u00f3dicos<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n

\n

ISSN<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n

\n

\u00c1rea<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n

\n

Pa\u00eds<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n

\n

Artigos<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n<\/tr>\n<\/tbody>\n

\n

S<\/span>cientometrics<\/span><\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n

\n

0138-9130<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n

\n

Ci\u00eancias Sociais, Ci\u00eancias da Informa\u00e7\u00e3o e Ci\u00eancia da Computa\u00e7\u00e3o<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n

\n

Hun<\/span><\/span><\/span>gria<\/span><\/p>\n<\/td>\n

\n

3<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n<\/tr>\n

\n

Artnodes<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n

\n

1695-5951<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n

\n

Arte, Ci\u00eancia e Tecnologia.<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n

\n

Espanha<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n

\n

2<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n<\/tr>\n<\/tbody>\n<\/table>\n

FONTE: O autor (202<\/i>2<\/i>).<\/span><\/span><\/p>\n

O primeiro, com tr\u00eas artigos, \u00e9 o <\/span>Scientometrics (ISNN 0138-9130)<\/i><\/span>, que \u00e9 um <\/span>peri\u00f3dico online <\/span>que concentra <\/span><\/span>e<\/span><\/span>studos interdisciplinares sobre a <\/span><\/span>C<\/span><\/span>ientometria, <\/span><\/span>preocupando-se com <\/span><\/span>pesquisas<\/span><\/span> quantitativas em investiga\u00e7\u00f5es e mecanismo<\/span><\/span>s<\/span><\/span> estudados por m\u00e9todos matem\u00e1ticos e estat\u00edsticos.<\/span><\/span> O peri\u00f3dico \u00e9 <\/span><\/span>h<\/span><\/span>\u00ed<\/span><\/span>brido, sendo classificado como um Transformative Jornal (TJ), <\/span><\/span>possibilitando<\/span><\/span> aos autores, <\/span><\/span>no momento da submiss\u00e3o, <\/span><\/span>a escolha <\/span><\/span>do conte\u00fado em acesso aberto ou por assinatura<\/span><\/span>. <\/span><\/span>O sistema de revis\u00e3o por pares utilizado <\/span><\/span>\u00e9 o <\/span><\/span> simples<\/span><\/span>-cego <\/span><\/span>(WOLFGANG, G., 2022)<\/span><\/span><\/span>. <\/span><\/span><\/p>\n

Ao analisar os artigos i<\/span>ndexados na base Scientometrics <\/span>que integram o corpus da pesquisa verificou-se que estes <\/span>n\u00e3o <\/span>possu\u00edam<\/span> pertin\u00eancia<\/span> tem\u00e1tica<\/span> com o problema de pesquisa proposto <\/span>neste artigo<\/span>.<\/span><\/span><\/p>\n

Em segundo lugar temos a revista eletr\u00f4nica Artnodes (ISNN 1695-5951) <\/span>com a indexa\u00e7\u00e3o de dois artigos. A Artnodes \u00e9<\/span> promovida pela Universitat Oberta de Catalunya (Universidade Aberta da Catalunha, UOC) <\/span>e<\/span> concentra estudos interdisciplinares <\/span>com<\/span> o objetivo de analisar intersec\u00e7\u00f5es entre arte, ci\u00eancia e tecnologias. A revista <\/span>\u00e9 semestral, pois aceita publica\u00e7\u00f5es nos meses de janeiro e julho, e<\/span> possui <\/span>a<\/span> politica<\/span> de acesso aberto <\/span>com<\/span> sistema <\/span>cego <\/span>de revis\u00e3o por pares <\/span>(ARTNODES, 2022)<\/span><\/span>.<\/span><\/span><\/p>\n

A <\/span><\/span>revista apresentou dois artigos relevantes para o <\/span><\/span>problema exposto neste artigo, conforme pode se visualizar na tabela 5.<\/span><\/span><\/p>\n

TABELA 5 \u2013 ARTIGOS INDEXADOS NOS PERI\u00d3DICOS MAIS PRODUTIVOS<\/b><\/span><\/span><\/p>\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n
\n

Autor<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n

\n

Trabalho<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n

\n

Peri\u00f3dico<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n

\n

Cita\u00e7\u00f5es recebidas pelo portf\u00f3lio selecionado<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n<\/tr>\n<\/tbody>\n

\n

Koopmann, T., Stubbemann, M., Kapa, M., (…), J\u00e4schke, R., Stumme, G.<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n

\n

Proximity dimensions and the emergence of collaboration: a HypTrails study on German AI research (2021)<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n

\n

Scientometrics<\/span><\/span><\/span><\/p>\n

126(12), pp. 9847-9868<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n

\n

0<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n<\/tr>\n

\n

Kastrin, A., Hristovski, D.<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n

\n

Scientometric analysis and knowledge mapping of literature-based discovery (1986\u20132020) (2021)<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n

\n

Scientometrics<\/span><\/span><\/span><\/p>\n

126(2), pp. 1415-1451<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n

\n

2<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n<\/tr>\n

\n

Wittek, P., Dar\u00e1nyi, S., Nelhans, G.<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n

\n

Ruling out static latent homophily in citation networks (2017)<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n

\n

Scientometrics<\/span><\/span><\/span><\/p>\n

110(2), pp. 765-777<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n

\n

1<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n<\/tr>\n

\n

Vianna, B.C.<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n

\n

Generative art: Between the nodes of neuron networks | [Arte generativo: Entre los nodos de las redes neuronales] (2020)<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n

\n

Artnodes, 26, pp.1-8\u201d<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n

\n

0<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n<\/tr>\n

\n

West, R., Burbano, A.<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n

\n

Ai, arts & design: Questioning learning machines | [Ia, arte y dise\u00f1o: Cuestionando el aprendizaje autom\u00e1tico] (2020)<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n

\n

Artnodes, 26, pp.1-9\u201d<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n

\n

1<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n<\/tr>\n<\/tbody>\n<\/table>\n

FONTE: O autor (2022).<\/span><\/span><\/p>\n

Vianna, B.C. <\/span><\/span><\/span>(2020) discute a arte criada por I.A e detalha o desenvolvimento da rede neural de aprendizado profundo, utilizada <\/span><\/span><\/span>nestes<\/span><\/span><\/span> programas. <\/span><\/span><\/span>D<\/span><\/span><\/span>e<\/span><\/span><\/span>mo<\/span><\/span><\/span>n<\/span><\/span><\/span>stra<\/span><\/span><\/span> o <\/span><\/span><\/span> processo de cria\u00e7\u00e3o <\/span><\/span><\/span>destas redes<\/span><\/span><\/span>, identificando elementos de criatividade e t\u00e9cnica<\/span><\/span><\/span>. <\/span><\/span><\/span>O autor ainda define as obras <\/span><\/span><\/span>no contexto da<\/span><\/span><\/span> arte generativa, <\/span><\/span><\/span>reconhecendo o<\/span><\/span><\/span> grande avan\u00e7o da rede neural em rela\u00e7\u00e3o ao uso de imagens e sua capacidade de represent\u00e1-las. <\/span><\/span><\/span>Por fim, realiza reflex\u00f5es sobre a autoria das obras criadas, <\/span><\/span><\/span>entend<\/span><\/span><\/span>endo que<\/span><\/span><\/span> as redes neurais <\/span><\/span><\/span>s\u00e3o<\/span><\/span><\/span> ferramenta<\/span><\/span><\/span>s<\/span><\/span><\/span> para artistas <\/span><\/span><\/span>em vez de<\/span><\/span><\/span> um <\/span><\/span><\/span>criador de arte aut\u00f4nomo.<\/span><\/span><\/span><\/span><\/p>\n

Por outro lado <\/span><\/span><\/span>West, R., Burbano, A. <\/span><\/span><\/span>(2020), <\/span><\/span><\/span>exploram a rela\u00e7\u00e3o entre IA, Arte e Design. Os autores realizam questionamentos e respondem suas pr\u00f3prias perguntas sobre autoria, \u00e9tica, autonomia, automa\u00e7\u00e3o e contribui\u00e7\u00e3o do uso de I.A e Machine Learning para a arte. <\/span><\/span><\/span>Os autores partem da seguinte pergunta de pesquisa: <\/span><\/span><\/span>a criatividade generativa e de m\u00e1quina nas artes e no design representa uma evolu\u00e7\u00e3o da \u201cintelig\u00eancia art\u00edstica\u201d, ou \u00e9 uma metamorfose da pr\u00e1tica criativa produzindo formas e modos fundamentalmente distintos de autores?. <\/span><\/span><\/span>Com um levantamento de trabalhos sobre I.A, o<\/span><\/span><\/span> principal objetivo do estudo <\/span><\/span><\/span>foi<\/span><\/span><\/span> fornecer vis\u00f5es multifacetadas das atuais e futuras dimens\u00f5es da I.A criativa. <\/span><\/span><\/span><\/p>\n

TABELA <\/b>6<\/b> \u2013 IDIOMAS MAIS REPRODUZIDOS NOS ARTIGOS<\/span><\/span><\/p>\n

\n
\n\n\n\n\n\n\n\n
\n

Idioma<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n

\n

Artigos<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n<\/tr>\n<\/tbody>\n

\n

Ingl\u00eas<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n

\n

2<\/span>0<\/span><\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n<\/tr>\n

\n

Portugu\u00eas<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n

\n

1<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n<\/tr>\n

\n

Total<\/b><\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n

\n

2<\/b><\/span><\/span>1<\/b><\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n<\/tr>\n<\/tbody>\n<\/table>\n<\/dd>\n<\/dl>\n

FONTE: O autor (202<\/i>2<\/i>).<\/i><\/span><\/span><\/p>\n

Notou-se ao analisar os idiomas <\/span>reproduzidos <\/span>na reda\u00e7\u00e3o dos artigos que o idioma ingl\u00eas foi majoritariamente utilizado,<\/span> enquanto o<\/span> idioma portugu\u00eas aparece em segundo lugar. <\/span>Outros idiomas n\u00e3o integraram a amostra. <\/span><\/p>\n

A predomin\u00e2ncia do idioma Ingl\u00eas pode <\/span>possuir rela\u00e7\u00e3o direta com a Scopus ser uma base de dados internacional e que cobre, em sua maioria, publica\u00e7\u00f5es em ingl\u00eas. Outra poss\u00edvel explica\u00e7\u00e3o pode ser relacionada com <\/span>o idioma das palavras chaves utilizadas durante a busca. <\/span><\/p>\n

Na<\/span><\/span> Figura 1, apresentada a seguir, foi <\/span><\/span>criada<\/span><\/span> com a utiliza\u00e7\u00e3o do software VOSviewer, a an\u00e1lise da rede de frequ\u00eancia de coocorr\u00eancia de 1<\/span><\/span>4<\/span><\/span> termos, que foram utilizados como palavras-chave pelo menos <\/span><\/span>2<\/span><\/span> vezes nos resultados recuperados. <\/span><\/span>A t\u00e9cnica <\/span><\/span>utilizada <\/span><\/span>possibilita <\/span><\/span>verificar como os temas pesquisados se relacionam, bem como a cria\u00e7\u00e3o de novas estrat\u00e9gias de busca.<\/span><\/span><\/p>\n

Os termos formaram ao todo <\/span><\/span>4<\/span><\/span> clusters. \u201c<\/span><\/span>Artificial intelligence<\/span><\/span>\u201d foi o <\/span><\/span>voc\u00e1bulo<\/span><\/span> que mais <\/span><\/span>se destacou<\/span><\/span>, sendo recorrente em <\/span><\/span>17<\/span><\/span> ocorr\u00eancias e <\/span><\/span>42 <\/span><\/span>conex\u00f5es. O segundo termo mais utilizado foi \u201c<\/span><\/span>Human<\/span><\/span>\u201d, com <\/span><\/span>9<\/span><\/span> ocorr\u00eancias e <\/span><\/span>47<\/span><\/span> conex\u00f5es, e pertence a um cluster diferente que o termo mais utilizado. <\/span><\/span><\/p>\n

O VOSviewer <\/i>separou<\/span> os termos recuperados<\/span> em 4 cluster<\/i>s <\/i>que se relacionam diretamente com o termo \u201cArtificial intelligence\u201d<\/i>. O primeiro cluster<\/i>, em vermelho, relaciona os voc\u00e1bulos \u201c<\/span>coautores<\/span>\u201d, \u201catribui\u00e7\u00e3o\u201d, \u201crob\u00f4s\u201d e \u201c\u00e9tica\u201d, <\/span>e retrata as quest\u00f5es \u00e9ticas em trabalhos realizados em coautoria com <\/span>I.A<\/span>. <\/span>No segundo cluster<\/i>, identificado pela cor verde, predominam as tem\u00e1ticas relacionadas a \u00e1rea do direito<\/span> como os termos \u201cmoral right<\/i><\/span>\u201d e \u201ccopyright\u201d. O terceiro cluster<\/i>, em azul, remete a quest\u00e3o da aplica\u00e7\u00e3o do copyright em obras criadas por I.A<\/span> ou machine learning. O quarto e \u00faltimo cluster<\/i>, representado em amarelo, apresenta a quest\u00e3o da interfer\u00eancia humana na escrita e nas narrativas adotadas durante a programa\u00e7\u00e3o da I.A<\/span>. A <\/span><\/span>coocorr\u00eancia de termos realizada demonstra uma adequada utiliza\u00e7\u00e3o do termo de busca aplicado \u00e0 base Scopus.<\/span><\/span><\/p>\n

FIGURA 1<\/b> -COOCORR\u00caNCIA DE TERMOS COLETADAS NOS ARTIGOS<\/span><\/span><\/p>\n

\"\"<\/p>\n

FONTE: O autor (202<\/i>2<\/i>).<\/i><\/span><\/span><\/p>\n

Salienta-se para fins de interpreta\u00e7\u00e3o que quanto maior o c\u00edrculo representado mais relev\u00e2ncia o termo possui, mais vezes foi citado e maior sua for\u00e7a de conex\u00e3o. Para fins de visualiza\u00e7\u00e3o a Figura 1 foi exportada para a Tabela <\/span><\/span>7<\/span><\/span>, onde pode ser verificado os termos, frequ\u00eancia e<\/span><\/span> suas respectivas conex\u00f5es.<\/span><\/span><\/p>\n

TABELA <\/b><\/span>7<\/b><\/span>\u2013 FREQU\u00caNCIA E CONEX\u00c3O ENTRES TERMOS<\/span><\/span><\/p>\n

\n
\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n
\n

Termos<\/b><\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n

\n

Frequ\u00eancia<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n

\n

Conex\u00f5es<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n<\/tr>\n<\/tbody>\n

\n

Artificial intelligence<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n

\n

17<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n

\n

42<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n<\/tr>\n

\n

Attribution<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n

\n

2<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n

\n

9<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n<\/tr>\n

\n

Authorship<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n

\n

3<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n

\n

16<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n<\/tr>\n

\n

Co-authorships<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n

\n

2<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n

\n

4<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n<\/tr>\n

\n

Copyright<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n

\n

2<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n

\n

2<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n<\/tr>\n

\n

Copyright law<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n

\n

2<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n

\n

8<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n<\/tr>\n

\n

Copyrights<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n

\n

2<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n

\n

8<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n<\/tr>\n

\n

Ethics<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n

\n

2<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n

\n

11<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n<\/tr>\n

\n

Human<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n

\n

9<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n

\n

47<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n<\/tr>\n

\n

Machine learning <\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n

\n

4<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n

\n

9<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n<\/tr>\n

\n

Moral right<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n

\n

2<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n

\n

8<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n<\/tr>\n

\n

Narrative<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n

\n

2<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n

\n

11<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n<\/tr>\n

\n

Robotics<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n

\n

2<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n

\n

11<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n<\/tr>\n

\n

Writing<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n

\n

4<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n

\n

21<\/span><\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n<\/tr>\n<\/tbody>\n<\/table>\n<\/dd>\n<\/dl>\n

FONTE: O autor (2022).<\/span><\/span><\/p>\n

4 Considera\u00e7\u00f5es Finais<\/span><\/h3>\n

A <\/span><\/span>pesquisa apresentou o levantamento bibliom\u00e9trico de 21 publica\u00e7\u00f5es cient\u00edficas, disponibilizadas em acesso aberto, s<\/span><\/span>obre autoria e intelig\u00eancia artificial, <\/span><\/span> na base de dados Scopus no per\u00edodo de 2017 a 2021. O objetivo geral da pesquisa foi analisar o estado <\/span><\/span>atual<\/span><\/span> da arte e obter insights para futuras pesquisas. <\/span><\/span><\/p>\n

Observou-se n<\/span><\/span>os resultados apresentados <\/span><\/span>que <\/span><\/span>as<\/span><\/span> pesquisas atreladas \u00e0 <\/span><\/span>autoria<\/span><\/span> e <\/span><\/span>I.A<\/span><\/span> vem crescendo nos \u00faltimos <\/span><\/span>cinco<\/span><\/span> anos, <\/span><\/span>tal fato reflete<\/span><\/span> uma preocupa\u00e7\u00e3o da comunidade cient\u00edfica <\/span><\/span>com<\/span><\/span> o tema.<\/span><\/span><\/p>\n

Sobre a autoria dos resultados recuperados, se verific<\/span><\/span>ou<\/span><\/span> que a maioria dos artigos publicados possuem autoria compartilhada, o que demonstra que o tema <\/span><\/span>exigiu<\/span><\/span><\/span> uma coopera\u00e7\u00e3o<\/span><\/span> entre autores durante a pesquisa.<\/span><\/span><\/span><\/span><\/span><\/p>\n

Ao ser aplicada a lei de Bradford, foi poss\u00edvel identificar na amostra <\/span>os<\/span> dois peri\u00f3dicos <\/span>mais produtivos: <\/span>Scientometrics (ISNN 0138-9130)<\/i><\/span>, <\/span>e<\/span> Artnodes (ISNN 1695-5951)<\/i><\/span>. <\/span>Em rela\u00e7\u00e3o ao peri\u00f3dico <\/span>Scientometrics<\/i><\/span>, verificou-se <\/span>que os artigos publicados n\u00e3o <\/span>possu\u00edam<\/span> rela\u00e7\u00e3o direta com a tem\u00e1tica proposta neste trabalho. No entanto, a revista eletr\u00f4nica <\/span>Artnodes<\/i><\/span> apresentou artigos envolvendo o tema proposto, em um vi\u00e9s interdisciplinar <\/span>e fornecendo informa\u00e7\u00f5es relevantes para a elabora\u00e7\u00e3o de novas perguntas de pesquisa.<\/span><\/span><\/span><\/span><\/p>\n

Com o aux\u00edlio do software VOSviewer foi analisada a coocorr\u00eancia de termos, possibilitando identificar<\/span><\/span> como os temas pesquisados se relaciona<\/span><\/span>ram<\/span><\/span>. <\/span><\/span>O software <\/span><\/span>separou<\/span><\/span> os termos <\/span><\/span>recuperados<\/span><\/span> em 4 <\/span><\/span>cluster<\/i><\/span><\/span>s. <\/i><\/span><\/span>O primeiro <\/span><\/span>cluster<\/i><\/span><\/span>, <\/span><\/span>retratou <\/span><\/span><\/span> quest\u00f5es \u00e9ticas em trabalhos realizados em coautoria com <\/span><\/span>I.A<\/span><\/span>. <\/span><\/span>No <\/span><\/span><\/span>segundo <\/span><\/span>cluster<\/i><\/span><\/span>, <\/span><\/span>predominaram<\/span><\/span><\/span> tem\u00e1ticas relacionadas a \u00e1rea d<\/span><\/span>o direito<\/span><\/span> como os termos \u201c<\/span><\/span>moral right<\/i><\/span><\/span>\u201d e \u201c<\/span><\/span>copyright<\/span><\/span>\u201d. O terceiro <\/span><\/span>cluster<\/i><\/span><\/span>, <\/span><\/span>remeteu <\/span><\/span><\/span>a quest\u00e3o da aplica\u00e7\u00e3o do copyright em obras criadas por <\/span><\/span>I.A<\/span><\/span> ou machine learning.<\/span><\/span> O quarto e \u00faltimo <\/span><\/span>cluster<\/i><\/span><\/span>, <\/span><\/span>apresentou<\/span><\/span><\/span> a quest\u00e3o da interfer\u00eancia humana na escrita e na<\/span><\/span>s narrativas adotadas <\/span><\/span>durante a programa\u00e7\u00e3o da I.A. <\/span><\/span>A <\/span><\/span>coocorr\u00eancia de termos realizada demonstr<\/span><\/span>ou<\/span><\/span> uma adequada utiliza\u00e7\u00e3o do termo de busca aplicado \u00e0 base Scopus. <\/span><\/span><\/span><\/span><\/span><\/p>\n

Ainda que a pesquisa tenha atingido seu<\/span><\/span><\/span>s<\/span><\/span><\/span> objetivos, o artigo apresentou limita\u00e7\u00f5es em rela\u00e7\u00e3o ao <\/span><\/span><\/span>recorte temporal escolhido e a utiliza\u00e7\u00e3o de apenas uma base de dados para busca. Dessa forma, <\/span><\/span><\/span>recomenda-se <\/span><\/span>a an\u00e1lise<\/span><\/span> de um recorte temporal maior e <\/span><\/span><\/span>amplia\u00e7\u00e3o da busca em<\/span><\/span><\/span> outras bases de dados<\/span><\/span><\/span>.<\/span><\/span><\/span><\/span><\/span><\/p>\n

REFER\u00caNCIAS<\/span><\/h3>\n

ARA\u00daJO, Paula Carina. F\u00dcHR, Fabiane. <\/span>A Produ\u00e7\u00e3o cient\u00edfica sobre pl\u00e1gio indexada na biblioteca digital Scielo<\/b><\/span>. Anais do XIC CODAIP: Congresso de Direito de Autor e Interesse P\u00fablico, p.789-816. <\/span>Curitiba, 2021.<\/span><\/span><\/span><\/span><\/p>\n

ARTNODES (Espanha).\u00a0<\/span><\/span><\/span>About the Journal<\/b><\/span><\/span><\/span><\/strong>. 2022. Dispon\u00edvel em: https:\/\/raco.cat\/index.php\/Artnodes\/about<\/a>. Acesso em: 19 jan. 2022.<\/span><\/span><\/span> <\/span><\/p>\n

CARBONI, G. Direitos Autorais e Novas Formas de Autoria: Processos Interativos, Meta-Autoria e Cria\u00e7\u00e3o Colaborativa<\/b>. Revista de M\u00eddia e Entretenimento, v. I, n. 1, p. 26, 2015. <\/span><\/span><\/p>\n

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. S\u00e3o Paulo: Paz & Terra, 1999. <\/span><\/span><\/p>\n

CURTY, Renata Gon\u00e7alves; DELBIANCO, Natalia Rodrigues. <\/span><\/span>As diferentes metrias dos estudos m\u00e9tricos da informa\u00e7\u00e3o: evolu\u00e7\u00e3o epistemol\u00f3gica, inter-rela\u00e7\u00f5es e representa\u00e7\u00f5es. <\/b><\/span><\/span>Encontros Bibli: revista eletr\u00f4nica de biblioteconomia e ci\u00eancia da informa\u00e7\u00e3o, v. 25, p. 01\u201321, 20 out. 2020. DOI 10.5007\/1518-2924.2020.e74593. Acesso em: 17 jul. 2021.<\/span><\/span><\/span><\/span><\/p>\n

ELSEVIER. <\/span><\/span><\/span>Scopus<\/b><\/span><\/span><\/span>. Amsterdam: Elsevier, 2021. Dispon\u00edvel em:https:\/\/www.elsevier.com\/pt-br\/solutions\/scopus<\/a>. Acesso em: <\/span><\/span><\/span>12<\/span><\/span><\/span> jan<\/span><\/span><\/span>. 202<\/span><\/span><\/span>2<\/span><\/span><\/span>. <\/span><\/span><\/span><\/p>\n

SCHIRRU, L. Intelig\u00eancia Artificial e o Direito Autoral: o dom\u00ednio p\u00fablico em perspectiva. Rio de Janeiro<\/b>: Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio, 2018. Dispon\u00edvel em: https:\/\/itsrio.org\/wp-content\/uploads\/2019\/04\/Luca-Schirru-rev2-1.pdf . Acesso em: 11 de jan. 2022.<\/span><\/span><\/p>\n

WACHOWICZ, M; GONCALVES, L. R. . Intelig\u00eancia Artificial e Criatividade<\/b>: Novos conceitos na Propriedade Intelectual. 1. ed. Curitiba: GEDAI UFPR, 2019. v. 1. 1p .<\/span><\/span><\/p>\n

WACHOWICZ, M. (Org.) ; PEREIRA, A. L. D. (Org.) ; LANA, P. P. (Org.) . Novos direitos intelectuais<\/b>: estudos luso-brasileiros sobre propriedade intelectual, inova\u00e7\u00e3o e tecnologia. 1. ed. Curitiba: GEDAI, 2019. v. 1. 202p.<\/span><\/span><\/p>\n

WOLFGANG GL\u00c4NZEL (Hungria) (ed.). Scientometrics<\/b>: an international journal for all quantitative aspects of the science of science, communication in science and science policy. An International Journal for all Quantitative Aspects of the Science of Science, Communication in Science and Science Policy. 2022. Dispon\u00edvel em: https:\/\/www.springer.com\/journal\/11192\/<\/a>. Acesso em: 19 jan. 2022.<\/span><\/span><\/p>\n

RESUMO<\/b><\/span><\/p>\n

O presente artigo <\/span>apresenta a lacuna existente na regulamenta\u00e7\u00e3o da<\/span> titularidade de direitos autorais em <\/span>face<\/span> das novas possibilidades de cria\u00e7\u00e3o intelectua<\/span>l, realizadas exclusivamente por Intelig\u00eancia Artificial (IA). Analisa artigos cient\u00edficos sobre o tem<\/span>a<\/span>, <\/span> por meio de um estudo bibliom\u00e9trico, busca <\/span>verifica<\/span>r o estado da arte de estudos envolvendo o direito autoral e a utiliza\u00e7\u00e3o de intelig\u00eancia artificial. Os artigos analisados como amostra foram recuperados da base Scopus, utilizando-se os filtros de acesso aberto e recorte temporal entre 2017 a 2021. Os resultados apresentados s\u00e3o decorrentes da an\u00e1lise de <\/span>21<\/span> artigos indexados na base mencionada. Para a an\u00e1lise, organiza\u00e7\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o dos dados utilizou-se o<\/span>s<\/span> software<\/span>s<\/span> VosViewe<\/span>r <\/span> e LibreOffice <\/span>que possibilit<\/span>aram <\/span>a cria\u00e7\u00e3o de mapas, <\/span>tabelas<\/span> e listas bibliom\u00e9tricas<\/span>. <\/span>Conclui que houve: o crescimento de pesquisas sobre o tema; a recorrente reda\u00e7\u00e3o em co-autoria e reprodu\u00e7\u00e3o no idioma ingl\u00eas. <\/span>Finalmente conclui que o tema <\/span>mostra-se como uma oportunidade <\/span>para<\/span> estudos <\/span>interdisciplinares.<\/span><\/p>\n

Palavras-chave: Direito Autoral. Intelig\u00eancia Artificial. Scopus. Bibilometria. <\/span><\/p>\n

ABSTRACT<\/b><\/span><\/p>\n

This article presents the existing gap in the regulation of copyright ownership in view of the new possibilities of intellectual creation, carried out exclusively by Artificial Intelligence (AI). It analyzes scientific articles on the subject, through a bibliometric study, seeks to verify the state of the art of studies involving copyright and the use of artificial intelligence. The articles analyzed as a sample were retrieved from the Scopus database, using open access filters and a time frame between 2017 and 2021. The results presented are the result of the analysis of 21 articles indexed in the aforementioned database. For the analysis, organization and presentation of the data, the software VosViewer and LibreOffice were used, which enabled the creation of maps, tables and bibliometric lists. It concludes that there was: the growth of research on the subject; the recurring writing in co-authorship and reproduction in the English language. Finally, it concludes that the theme presents itself as an opportunity for interdisciplinary studies.<\/span><\/p>\n

Keywords: Copyright. Artificial intelligence. Scopus. Bibliometrics.<\/span><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

A pesquisa\u00a0 realizada por Carlos de Paula Soares Filho explora a lacuna na regulamenta\u00e7\u00e3o da titularidade de direitos autorais diante das cria\u00e7\u00f5es realizadas exclusivamente por Intelig\u00eancia Artificial (IA). Carlos de Paula Soares Filho 1 INTRODU\u00c7\u00c3O A ideia de Sociedade da Informa\u00e7\u00e3o \u00e9 uma met\u00e1fora que reflete a cultura de um mundo altamente conectado, globalizado e […]<\/p>\n","protected":false},"author":43,"featured_media":3116,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_acf_changed":false,"footnotes":""},"categories":[56],"tags":[820,815,822,817,34,15,813,522,22,818,705,816,167,819,821,750,814],"class_list":["post-3089","post","type-post","status-publish","format-standard","has-post-thumbnail","hentry","category-artigos","tag-artnodes","tag-autoria-compartilhada","tag-carlos-de-paula-soares-filho","tag-clusters-tematicos","tag-copyright","tag-direito-autoral","tag-estudo-bibliometrico","tag-etica","tag-inteligencia-artificial","tag-interdisciplinaridade","tag-machine-learning","tag-moral-right","tag-producao-cientifica","tag-revistas-academicas","tag-scientometrics","tag-scopus","tag-vosviewer"],"acf":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/data.ioda.org.br\/json\/wp\/v2\/posts\/3089","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"https:\/\/data.ioda.org.br\/json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/data.ioda.org.br\/json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/data.ioda.org.br\/json\/wp\/v2\/users\/43"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/data.ioda.org.br\/json\/wp\/v2\/comments?post=3089"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/data.ioda.org.br\/json\/wp\/v2\/posts\/3089\/revisions"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/data.ioda.org.br\/json\/wp\/v2\/media\/3116"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/data.ioda.org.br\/json\/wp\/v2\/media?parent=3089"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/data.ioda.org.br\/json\/wp\/v2\/categories?post=3089"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/data.ioda.org.br\/json\/wp\/v2\/tags?post=3089"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}