{"id":2991,"date":"2022-03-17T17:04:56","date_gmt":"2022-03-17T20:04:56","guid":{"rendered":"https:\/\/data.ioda.org.br\/?p=2991"},"modified":"2024-12-07T12:22:15","modified_gmt":"2024-12-07T15:22:15","slug":"gestao-coletiva-de-direitos-autorais-e-direitos-conexos","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/data.ioda.org.br\/propriedade-intelectual\/gestao-coletiva-de-direitos-autorais-e-direitos-conexos\/","title":{"rendered":"Max Planck publica estudo sobre a Gest\u00e3o Coletiva de Direitos Autorais e Conexos na Am\u00e9rica Latina"},"content":{"rendered":"
\n

As organiza\u00e7\u00f5es de gest\u00e3o coletiva<\/strong> (OCM) desempenham um papel fundamental na promo\u00e7\u00e3o da cria\u00e7\u00e3o de obras art\u00edsticas.\u00a0Por isso, a gest\u00e3o eficiente e transparente dos direitos autorais \u00e9 um elemento crucial para o fortalecimento da ind\u00fastria criativa na Am\u00e9rica Latina, um setor da economia que cresce fortemente, principalmente nos setores audiovisual e musical. <\/strong>Diferentes regulamentos foram desenvolvidos com o objetivo de desenvolver esse tipo de organiza\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

O objetivo do projeto Smart IP for Latin America do Instituto Max Planck, de Munique\/ Alemanha, coordenado por Gonzalo Nazar de la Vega Reto Hilty \u00e9, ap\u00f3s um estudo comparativo dos sistemas de gest\u00e3o coletiva vigentes em pa\u00edses selecionados da Am\u00e9rica Latina (Argentina, Brasil, Chile, Col\u00f4mbia, Costa Rica, M\u00e9xico, Peru e Uruguai),<\/strong> identificar os pontos de potencial conflito em a gest\u00e3o dos CMOs, bem como os desafios que estas organiza\u00e7\u00f5es devem enfrentar no contexto dos novos desenvolvimentos tecnol\u00f3gicos e modelos de neg\u00f3cio baseados na economia digital.<\/p>\n<\/div>\n

\n

Agora est\u00e1 publicado em espanhol o Estudo Comparativo sobre Sistemas de Gest\u00e3o Coletiva de Direitos de Autor e Conexos em paises latinoamericanos<\/strong>, que contou com a participa\u00e7\u00e3o de dois membros do Instituto Observat\u00f3rio do Direito Autoral – IODA<\/strong>, como colaboradores brasileiros: Marcos <\/strong>Wachowicz<\/strong> e Victor Drummond.<\/strong><\/p>\n<\/div>\n

O estudo enfatiza os benef\u00edcios que as organiza\u00e7\u00f5es de gest\u00e3o coletiva (SGCs) trazem para titulares de direitos, usu\u00e1rios e a sociedade como um todo, simplificando processos, fomentando o crescimento da ind\u00fastria criativa e promovendo o desenvolvimento cultural em um contexto globalizado. Um exemplo not\u00e1vel \u00e9 o crescimento expressivo da m\u00fasica latino-americana no mercado mundial, que reflete o impacto positivo dessas organiza\u00e7\u00f5es.<\/p>\n

Com uma abordagem comparativa, o trabalho busca oferecer ferramentas pr\u00e1ticas para os diferentes atores do mercado, formuladores de pol\u00edticas p\u00fablicas e o p\u00fablico em geral, promovendo uma compreens\u00e3o integrada e eficiente do sistema de gest\u00e3o coletiva na regi\u00e3o. Essa iniciativa refor\u00e7a o papel estrat\u00e9gico da regula\u00e7\u00e3o e da coopera\u00e7\u00e3o regional para o fortalecimento da<\/p>\n

\n

A integra do estudo est\u00e1 dispon\u00edvel no link:<\/strong><\/p>\n

https:\/\/sipla.ip.mpg.de\/fileadmin\/Files\/Files\/Estudio_Comparativo_Sociedades_de_Gestio__n_Colectiva_Derecho_de_Autor_SIPLA.pdf<\/a><\/p>\n

Ou ainda, voce pode ter acesso do arquivo integral em pdf, no link abaixo:<\/strong><\/p>\n

Estudio_Comparativo_Sociedades_de_Gestio__n_Colectiva_Derecho_de_Autor_SIPLA<\/a><\/p>\n

 <\/p>\n<\/div>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

As organiza\u00e7\u00f5es de gest\u00e3o coletiva (OCM) desempenham um papel fundamental na promo\u00e7\u00e3o da cria\u00e7\u00e3o de obras art\u00edsticas.\u00a0Por isso, a gest\u00e3o eficiente e transparente dos direitos autorais \u00e9 um elemento crucial para o fortalecimento da ind\u00fastria criativa na Am\u00e9rica Latina, um setor da economia que cresce fortemente, principalmente nos setores audiovisual e musical. Diferentes regulamentos foram […]<\/p>\n","protected":false},"author":34,"featured_media":2993,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_acf_changed":false,"footnotes":""},"categories":[56,5,45,2],"tags":[653,93,159,765,732,60,156,762,18,32,155,189,562,763,615,137,153,764,154],"class_list":["post-2991","post","type-post","status-publish","format-standard","has-post-thumbnail","hentry","category-artigos","category-direitos-autorais","category-noticias","category-propriedade-intelectual","tag-america-latina","tag-audiovisual","tag-direitos-autorais","tag-economia-criativa","tag-economia-digital","tag-gestao-coletiva","tag-gestao-coletiva-de-direitos-de-autor","tag-instituto-max-planck","tag-ioda","tag-marcos-wachowicz","tag-max-planck","tag-musica","tag-novas-tecnologias","tag-ocm","tag-regulacao","tag-reto-m-hilty","tag-smart-ip-for-latin-america","tag-transparencia","tag-victor-drummond"],"acf":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/data.ioda.org.br\/json\/wp\/v2\/posts\/2991","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"https:\/\/data.ioda.org.br\/json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/data.ioda.org.br\/json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/data.ioda.org.br\/json\/wp\/v2\/users\/34"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/data.ioda.org.br\/json\/wp\/v2\/comments?post=2991"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/data.ioda.org.br\/json\/wp\/v2\/posts\/2991\/revisions"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/data.ioda.org.br\/json\/wp\/v2\/media\/2993"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/data.ioda.org.br\/json\/wp\/v2\/media?parent=2991"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/data.ioda.org.br\/json\/wp\/v2\/categories?post=2991"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/data.ioda.org.br\/json\/wp\/v2\/tags?post=2991"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}