{"id":1342,"date":"2021-08-27T20:07:46","date_gmt":"2021-08-27T23:07:46","guid":{"rendered":"https:\/\/data.ioda.org.br\/?p=1342"},"modified":"2024-12-06T20:21:07","modified_gmt":"2024-12-06T23:21:07","slug":"ompi-wipo-publica-estudos-sobre-direitos-autorais-na-america-latina-no-ambiente-digital","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/data.ioda.org.br\/publicacoes\/noticias\/ompi-wipo-publica-estudos-sobre-direitos-autorais-na-america-latina-no-ambiente-digital\/","title":{"rendered":"OMPI\/WIPO publica estudos sobre Direitos Autorais sobre o audiovidual no ambiente Digital na Am\u00e9rica Latina"},"content":{"rendered":"\r\n
Agenda de Desenvolvimento da Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Propriedade Intelectual – OMPI publicou nesta semana um amplo e detalhado estudo de diversos especialistas sobre Direitos Autorais na Am\u00e9rica Latina no ambiente Digital.<\/strong><\/p>\r\n\r\n\r\n\r\n Trata-se de um Projeto que estudou o Marco Legal dos Direitos Autorais e as pr\u00e1ticas de licenciamento de conte\u00fado audiovidual no ambiente digital. Especialistas europeus e latino americanos participaram realizando estudos que propiciam uma excepcional fonte de dados para implementar a\u00e7\u00f5es com vistas ao desenvolvimento de pol\u00edticas e atualiza\u00e7\u00f5es legislativas que fomentem o setor do audiovisual no continente latino americano.<\/p>\r\n\r\n\r\n\r\n Titulo do Projeto:<\/p>\r\n\r\n\r\n\r\n O Marco Legal dos Direitos Autorais e as Pr\u00e1ticas de Licenciamento de Conte\u00fado Audiovisual no Ambiente Digital<\/strong><\/p>\r\n\r\n\r\n\r\n Sum\u00e1rio:<\/p>\r\n\r\n\r\n\r\n Parte 1: Modelos de neg\u00f3cios de OTT Audiovisual na Am\u00e9rica Latina: Tend\u00eancias recentes e evolu\u00e7\u00e3o futura\u201d<\/strong><\/p>\r\n\r\n\r\n\r\n <\/p>\r\n\r\n\r\n\r\n Parte 2: O Marco Legal do Setor Audiovisual no Ambiente Digital<\/strong> Prepared by Ms. Marta Garcia Le\u00f3n<\/strong><\/p>\r\n\r\n\r\n\r\n <\/p>\r\n\r\n\r\n\r\n Parte 3: O tratamento jur\u00eddico de autores estrangeiros de obras audiovisuais (em espanhol)<\/strong> preparado por el Sr. Aurelio Lopez-Tarruella<\/strong><\/p>\r\n\r\n\r\n\r\n <\/p>\r\n\r\n\r\n\r\n Parte 4: Pr\u00e1ticas Contratuais do Setor Audiovisual Latino-Americano no Ambiente Digital <\/strong>prepared by Mr. Bertrand Moullier <\/strong>and Ms. Alexandra Galvis<\/strong><\/p>\r\n\r\n\r\n\r\n <\/p>\r\n\r\n\r\n\r\n Parte 5: Identifica\u00e7\u00e3o e uso de metadados em obras audiovisuais (em espanhol)<\/strong> \u00a0preparado por el Sr. Gustavo Sch\u00f6tz<\/strong><\/p>\r\n\r\n\r\n\r\n <\/p>\r\n\r\n\r\n\r\n Parte 6: M\u00e9todos de Resolu\u00e7\u00e3o Alternativa de Disputas (ADR) da OMPI para Modelos de Neg\u00f3cios Audiovisuais OTT (em espanhol)<\/strong>\u00a0preparado por el Sr. Leandro Toscano <\/strong>y el Sr. Oscar Su\u00e1rez<\/strong>, WIPO Arbitration and Mediation Estudo de caso I: Mulheres na ind\u00fastria audiovisual: um panorama dos pa\u00edses latino-americanos e da Espanha (em portugu\u00eas)<\/strong>\u00a0prepared by Ms. Debora Ivanov, Luciana Vieira, Aleteia Selonk <\/strong>and Marcia Candido<\/strong><\/p>\r\n\r\n\r\n\r\n Estudo de Caso II: A Experi\u00eancia de um Produtor Independente Brasileiro com Distribui\u00e7\u00e3o Online de Conte\u00fado Audiovisual<\/strong>\u00a0prepared by Mr. Rodrigo Kopke Salinas<\/strong><\/p>\r\n\r\n\r\n\r\n Estudo de caso III: Desenvolvendo um OTT local (em espanhol)<\/strong>\u00a0preparado por el Sr. Raul Katz<\/p>\r\n\r\n\r\n\r\n Estudo de Caso IV: A Liquida\u00e7\u00e3o de Direitos na Perspectiva de um Produtor Independente Brasileiro<\/strong>\u00a0 prepared by Mr. Rodrigo Kopke Salina<\/strong><\/p>\r\n\r\n\r\n\r\n Estudo de Caso V: O Papel de um Agregador na Distribui\u00e7\u00e3o de VOD no Brasil e na Am\u00e9rica Latina: A Experi\u00eancia do Sof\u00e1 Digital<\/strong>\u00a0prepared by Mr. Rodrigo Kopke Salinas <\/strong>and Bruna Trevelin<\/strong><\/p>\r\n\r\n\r\n\r\n Estudo de caso VI: Dados no setor audiovisual: tend\u00eancias e oportunidades<\/strong>\u00a0prepared by Ms. Leticia Ange Pozza <\/strong>and Ms. Ana Paola Sifuentes<\/strong><\/p>\r\n\r\n\r\n\r\n Estudo de caso VII: As plataformas de streaming CINE.AR e CINE.AR Play (em espanhol)<\/a><\/strong>\u00a0preparado por el Sr. Gustavo Sch\u00f6tz<\/strong><\/p>\r\n\r\n\r\n\r\n Un an\u00e1lisis de las legislaciones de Argentina, Brasil, Costa Rica, Ecuador, Per\u00fa y el Uruguay: Estudo sobre Conte\u00fado Audiovisual de Dom\u00ednio P\u00fablico e Obras \u00d3rf\u00e3s (em espanhol)<\/a><\/strong> preparado por el Sr. Marcos Wachowicz<\/strong><\/p>\r\n\r\n\r\n\r\n\r\n\r\n\r\n\r\n A Agenda foi formalmente estabelecida pelos estados membros da OMPI em 2007<\/a>\u00a0, em uma decis\u00e3o que incluiu a ado\u00e7\u00e3o de\u00a045 recomenda\u00e7\u00f5es da Agenda de Desenvolvimento<\/a>\u00a0, agrupadas em seis grupos, e o estabelecimento de um\u00a0Comit\u00ea de Desenvolvimento e Propriedade Intelectual (CDIP)<\/a>\u00a0.<\/p>\r\n\r\n\r\n\r\n A publica\u00e7\u00e3o na integra do projeto sobre Direitos Autorais no entorno Digital com foco na Am\u00e9rica Latina, com certeza servir\u00e1 de base para as a\u00e7\u00f5es nacionais, regionais e comunit\u00e1rias com vistas a implementar recomenda\u00e7\u00f5es da Agenda de Desenvolvimento da OMPI, que v\u00e3o desde projetos e atividades pr\u00e1ticas at\u00e9 a publica\u00e7\u00e3o de princ\u00edpios e objetivos gerais para a normatiza\u00e7\u00e3o da Propriedade Intelectual.<\/p>\r\n\r\n\r\n\r\n
Center<\/p>\r\n\r\n\r\n\r\n