Faça Já a sua Inscrição Gratuita no XV CODAIP

Neste vídeos o professor MARCOS WACHOWICZ faz uma breve introdução ao estudo da Inteligência Artificial sob o viés do Direito, mais especificamente, sobre a Inteligência Artificial e os Direitos Autorais. Para todos que quiserem se aprofundar no tema sugerimos as seguintes publicações:

A TUTELA JURÍDICA DE TRABALHOS CRIATIVOS FEITOS POR APLICAÇÕES DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO BRASIL

Nesta brilhante dissertação de mestrado, o hoje doutorando LUKAS RUTHES GONÇALVES, verticaliza a discussão e o debate sobre a tutela jurídica das produções artísticas criadas a partir da Inteligência Artificial, além de tratar o tema com profundidade o trabalho traz também o que há de mais atual em termos de referências bibliográficas. Trata-se então de uma leitura inadiável para todos aqueles que se interessam pelo tema da Inteligência Artificial.

https://www.gedai.com.br/wp-content/uploads/2019/10/DISSERTA%C3%87%C3%83O-Lukas-Ruthes_Direito-e-Inteligencia-Artificial.pdf

Material de apoio da palestra on line do Prof. Dr. Marcos Wachowicz sobre o tema da Propriedade Intelectual e Inteligência Artificial, realizada no dia 13 de maio de 2021 pela INTERNET, no VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE PROPRIEDADE INTELECTUAL, GESTÃO DA INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO –PROPRIEDADE INTELECTUAL, INOVAÇÕES DISRUPTIVAS E SUSTENTABILIDADE; no painel PROPRIEDADE INTELECTUAL EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, maio de 2021:

Material Didático sobre PROPRIEDADE INTELECTUAL & INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Neste artigo de Pedro de Perdigão Lana pesquisador do GEDAI sob o título “A QUESTÃO DA AUTORIA EM OBRAS PRODUZIDAS POR INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL” publicado na Revista Estudos M do Instituto Jurídico da Universidade de Coimbra, analisa o desenvolvimento de novas tecnologias foi responsável por profundos impactos no Direito de Autor, destacadamente nas mudanças causadas pelo advento da sociedade da informação e da internet.

https://www.gedai.com.br/wp-content/uploads/2020/07/ARTIGO_-PEDRO-LANA_-A-questao_da_autoria_em_obras_produzidas.pdf

O Estudo da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) sobre as tendências da tecnologia com o uso da Inteligência Artificial (I.A.) publicado faz uma análise da evolução da IA desde os primeiros desenvolvimentos na década de 1950 até os dias atuais.

Inteligência Artificial Tendências da tecnologia – Estudo da OMPI/WIPO