Inteligência Artificial e Autoria: Questões de Direito de Autor e Domínio Público

por | dez 13, 2021 | Livros | 0 Comentários

Pedro de Perdigão Lana

A presente obra publicada pela editora IODA é fruto das pesquisas de mestrado realizadas na Universidade de Coimbra Portugal por Pedro de Perdigão Lana.

O Livro aborda a história do Direito de Autor é a história dos avanços tecnológicos, centro dos debates mais atuais sobre Inteligência Artificial – IA. As relações entre a inteligência artificial e o sistema jusautoral, o diálogo entre os ordenamentos jurídicos são analisados com acuidade e profundidade.

Além dos problemas práticos que se colocam, a presente obra é uma perfeita oportunidade para voltarmos ao que há de mais fundamental no estudo do Direito de Autor:

– Qual é a finalidade desses direitos?
– Ela está sendo satisfatoriamente atingida?
– Como otimizar o equilíbrio entre os diversos interesses envolvidos?

As Obras Geradas Autonomamente por Inteligência Artificial aparecem, nesse contexto, segundo aponta o autor, não apenas como uma problemática pontual a ser resolvida juridicamente, mas também como um apoio para ajudar a tornar os direitos autorais como uma ferramenta de um genuíno estímulo à criatividade e inovação humana

A missão do Instituto Observatório do Direito Autoral – IODA é estimular estudos e reflexões acadêmicas sobre os Direitos Intelectuais na Sociedade Informacional, observando as oportunidades fornecidas pela tecnologia para maior inclusão social, tecnológica e cultural.

O IODA, por meio de pesquisa multidisciplinares e com parcerias institucionais, realiza estudos da Sociedade Informacional, analisando as dimensões legais, sociais, econômicas, tecnológicas e culturais da Revolução da Tecnologia da Informação e Comunicação.

 

Clique no Link abaixo para fazer gratuitamente  o Download do Livro:

Clique aqui

Compartilhe nas Redes Sociais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *